URUGUAIANA JN PREVISÃO

Análise

População indígena lidera ranking da violência doméstica entre as gaúchas

Reporterbrasil. Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nem todos os casos são registrados nas delegacias

Em quatro anos, 63.567 casos de violência doméstica foram registrados no Estado. A estatística foi revelada em um boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A pesquisa abrange meninas e mulheres, de 10 a 59 anos. O levantamento apresenta casos registrados entre 2018 e 2022. A faixa etária representa 78% das vítimas de violências notificadas no estado gaúcho. O boletim foi produzido pela equipe técnica da Divisão das Políticas dos Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS). Na elaboração, foram reunidos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). 

A análise constatou que as mulheres mais atingidas pela violência são indígenas. Elas foram vítimas em 1,8 mil casos registrados em 2022. Já a segunda população com maior número de notificações, entre os anos de 2018 e 2021, foi a população negra. No último ano analisado, houve 762 casos de violência. Quanto à faixa etária, meninas de 10 a 14 anos representam as maiores vítimas entre as notificações realizadas no estado durante todos os anos da série histórica analisada. Dessas, vítimas indígenas, pretas e amarelas são as mais afetadas pela violência sexual. 

A publicação também traz um recorte sobre interrupções legais de gravidez em decorrência de violência sexual. Entre 2019 e 2022, o SUS realizou 428 procedimentos do tipo no RS. 


Iniciada a operação de combate aos crimes de fronteira Anterior

Iniciada a operação de combate aos crimes de fronteira

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais a partir desta quinta-feira Próximo

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais a partir desta quinta-feira

Deixe seu comentário