Polícia Civil
Prevenção de golpes virtuais é tema de palestra
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Uruguaiana, delegado Nilson de Carvalho, realizou na tarde desta terça-feira, 4/10, uma palestra tratando sobre os golpes virtuais. O encontro ocorreu na agência do Banco Sicredi e foi destinado aos funcionários do Banco e representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana.
A palestra alertou sobre os principais golpes virtuais que estão sendo aplicados por telefone e pelas redes sociais em Uruguaiana e Rio Grande do Sul. Em especial os casos em que golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras para obterem a vantagem econômica das vítimas.
Além disso, foi informado sobre o golpe dos falsos integrantes de facção criminosa, os quais enviam mensagens de áudio via aplicativos de conversa, ocasião em que o golpista alega ser integrante de facção criminosa e que recebeu informações de que o comerciante está colaborando com a Polícia e atrapalhando o tráfico de drogas praticado pela facção. Para intimidar as vítimas, o golpista informa que há integrantes da facção na cidade e prontos a realizar retaliações contra o comerciante. Para que nenhuma ação seja posta em prática, o golpista exige pagamento de valores via PIX.
Foram explicados os métodos de ação dos golpistas para tentar enganar as vítimas, bem como apresentadas formas simples de evitar os golpes. Além disso, o público foi orientado em como proceder numa situação de golpe, sendo salientada a importância do registro do crime na Delegacia de Polícia.
De acordo com o Delegado, as informações transmitidas ao público servem como uma importante ferramenta de prevenção à prática dos crimes virtuais, evitando que mais pessoas sejam vítimas dos golpistas em Uruguaiana.
Deixe seu comentário