RS Seguro
Programa é destaque em seminário de Segurança Pública

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Ocorreu nesta quarta-feira, 25/8, o seminário Soluções Disruptivas para Segurança Pública. O evento online reuniu secretários do RS, Tocantins, Ceará e Goiás para dialogar sobre o Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública - RS Seguro. A iniciativa tem contribuído para manter e aprofundar a queda nos indicadores de criminalidade no Estado.
Com o estudo dos principais crimes, delimitando os 23 municípios que concentravam a maior parte dos delitos, foi iniciado o acompanhamento constante dos indicadores. A Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) ocorre com a integração de todas as esferas do governo gaúcho, desde os agentes de segurança que atuam diariamente no enfrentamento ao crime até o governador Eduardo Leite. Em reuniões mensais, os representantes dos municípios debatem com a cúpula de governo as estratégias, as boas práticas e dificuldades do mês anterior.
O monitoramento constante dos índices, com o amplo debate entre os envolvidos tem contribuído para a redução de praticamente todos os crimes no Estado. No pico da criminalidade, em 2017, o índice de homicídios chegou à 26,4 por 100 mil/hab. Com o avanço do programa, em 2020 o Estado reduziu essa taxa para 14,8 mortes por 100 mil/hab.
De acordo com o vice-governador e secretário da Segurança Pública Ranolfo Vieira Júnior, o uso de tecnologias para o enfrentamento ao crime está diretamente ligado à uma das três premissas do Programa RS Seguro, de Investimento Qualificado. Ele ainda reforçou que o Estado tem aprimorado o uso das tecnologias em benefício da Segurança Pública de toda população.
Deixe seu comentário