Sartori assina hoje regulamentação da Força Gaúcha de Pronta Resposta
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O governador José Ivo Sartori assina hoje, 13/12, o decreto que regulamenta a Força Gaúcha de Pronta Resposta. O ato ocorrerá no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, às 15h30, e contará com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e dos gestores das instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Criada em junho passado, a Força Gaúcha de Pronta Resposta, tem viaturas com identificação própria, armas e equipamentos novos e uma equipe com profissionais da Brigada Militar, da Polícia Civil, dos Bombeiros, do Instituto-Geral de Perícias e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O grupo será responsável por ações rápidas, conforme as demandas forem surgindo.
Por exemplo, se, em uma cidade específica, for identificado que os crimes de abigeato estiverem elevados, as equipes se deslocarão ao município para realizar operações por alguns dias. Da mesma forma, o grupo pode se deslocar e ficar atuando por semanas em um bairro que está enfrentando problemas com a guerra do tráfico. "Ela foi criada para dar uma resposta rápida e auxiliará o trabalho que já é realizado por Polícia Civil, Brigada Militar e demais órgãos de segurança. Além dessas situações envolvendo crimes, as equipes também podem agir quando houver desastres naturais, entre outras situações", disse Schirmer à época da criação.
Ao todo são até dez atividades que a Força Gaúcha poderá desempenhar. Entre elas, auxílio em desastres, reforço no policiamento e em investigações e atuação em presídios em razão de possibilidade de motins. Para comandar o grupo, foi formada uma comissão com integrantes de todas as corporações que participam da Força Gaúcha. Eles responderão diretamente ao secretário. Sua sede administrativa é no prédio da S
Deixe seu comentário