URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em maio

Violência contra a mulher aumenta em Uruguaiana

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Os indicadores de violência contra a mulher da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) mostraram que, em linhas gerais, o mês de maio de 2022 apresentou um aumento no número de crimes contra a mulher em Uruguaiana em comparação com o mesmo mês de 2021.

O município apresentou uma alta de 300% no número de estupros, levando em consideração que em maio de 2021 foi registrada uma ocorrência e no mesmo mês deste ano foram quatro. Além disso, as lesões corporais também apresentaram um aumento de 15%, passando de 13 registros no ano passado para 15 neste ano.

Os feminicídios tentados aumentaram uma vez que em maio de 2021 não foram registrados crimes desta natureza. Em contrapartida, neste ano houve uma ocorrência de tentativa de feminicídio. Em relação aos feminicídios consumados o número ficou estável. Tanto no quinto mês deste ano quanto no do ano passado não foram registrados assassinatos de mulheres por questão de gênero.

Estado

O número de mulheres assassinadas em razão do gênero no Rio Grande do Sul, que havia apresentado queda em abril, subiu de sete, no quinto mês do ano passado, para 10, neste ano, com um aumento de 42,9%. Com a nova alta, a soma de 45 vítimas no acumulado desde o início de 2022 segue acima do registrado em igual período do ano passado, com 41 feminicídios, aumentando 5,9%.

O perfil dos envolvidos reforça, mais uma vez, a urgência do engajamento social para levar aos círculos de convivência familiar, de trabalho, de amizade e vizinhança a consciência sobre a importância das denúncias de qualquer suspeita de abuso. Somente duas das 10 vítimas contavam com medida protetiva de urgência (MPU) vigente. Todos os feminicídios de maio foram cometidos pelo companheiro ou ex-companheiro das mulheres assassinadas. Em 80% dos casos, os agressores possuem algum antecedente policial - quatro foram presos e três cometeram suicídio

Nos demais indicadores de violência contra a mulher acompanhados pela SSP, os destaques em maio são a redução de 309 casos de ameaça frente a igual mês do ano passado e o aumento significativo das tentativas de feminicídio que, na mesma comparação, passaram de nove para 24 casos. Contudo, o paralelo de acumulados entre janeiro e maio deste ano e do anterior mostra queda de 5,6% nesse indicador e o mesmo percentual de retração nas ameaças, além de queda de 10,3% nos estupros - as lesões corporais somam ligeira alta, de 1,3%.


Homem é preso com cerca de 3kg de droga Anterior

Homem é preso com cerca de 3kg de droga

Operação Campo Seguro visa coibir crimes rurais Próximo

Operação Campo Seguro visa coibir crimes rurais

Deixe seu comentário