Crises Climáticas
Governadores e Banco Mundial firmam parceria para enfrentamento

Maurício Tonetto/Secom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Plano Visão 2040 é apresentado por governadores do Sul com metas para clima, educação, segurança e infraestrutura.
Reunidos em Brasília na quarta-feira, 23/4, os governadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul oficializaram uma nova aliança com o Banco Mundial voltada ao enfrentamento de eventos climáticos extremos.
O encontro do Conselho de Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) resultou na assinatura de um memorando de entendimento que estabelece diretrizes para a implementação de um sistema conjunto de monitoramento climático e gerenciamento de riscos. Além do progresso em temas estratégicos como segurança nas fronteiras, infraestrutura e a criação de um fundo constitucional para a região.
O projeto prevê a integração de dados hidrometeorológicos, a criação de protocolos interestaduais de resposta e o fortalecimento da atuação conjunta entre as defesas civis dos quatro Estados. A iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta rápida e articulada a situações emergenciais que ultrapassam fronteiras administrativas. A proposta também contempla a possibilidade de abertura de uma linha de crédito específica junto ao Banco Mundial para ações emergenciais em casos de desastres naturais.
Durante a reunião, os governadores também apresentaram o plano Visão Regional 2040, com propostas de desenvolvimento sustentável para a região. O documento, elaborado com o suporte técnico da Unisinos e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), contempla estratégias integradas nas áreas de meio ambiente, educação, segurança pública e infraestrutura.
Outro tema debatido foi a precariedade da malha ferroviária na região Sul, agravada por recentes enchentes. Um estudo apresentado pelo governo gaúcho apontou que mais de 750 km de trilhos estão atualmente sem operação. A necessidade de revisão da concessão federal à empresa Rumo foi destacada, assim como alternativas de revitalização do transporte ferroviário.
A pauta incluiu ainda discussões sobre a suspensão da nova regra de distribuição dos royalties do petróleo e a urgência na regulamentação do Fundo de Catástrofes previsto na Lei Complementar 137/2010. Os líderes estaduais também reiteraram apoio à criação do Fundo Constitucional para as regiões Sul e Sudeste, conforme a PEC 27/2023.
Deixe seu comentário