URUGUAIANA JN PREVISÃO

Inclusão

10ª CRE promove formação em Atendimento Educacional Especializado

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Durante a formação, foram abordados temas fundamentais como os conceitos de Educação Inclusiva e Educação Especial, o público-alvo da educação especial, registros no Sistema de Gestão da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (ISE)

A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu uma formação voltada aos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na última quarta-feira, 23/4, em Uruguaiana. O encontro foi marcado por momentos de acolhimento e troca de experiências, o que reafirma o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade. 

Durante a formação, foram abordados temas fundamentais como os conceitos de Educação Inclusiva e Educação Especial, o público-alvo da educação especial, registros no Sistema de Gestão da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (ISE), elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), além da análise de estudos de caso e a atuação do profissional de apoio escolar. 

A capacitação também teve a colaboração de representantes da Chefia de Recursos Humanos, da Assessoria do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo e da área financeira, que contribuíram com informações importantes sobre aspectos gerais do funcionamento da educação especial. 

A assessora de Educação Especial da 10° CRE, Lidia Rodrigues, reforçou a importância de transformar os ambientes escolares e as práticas pedagógicas com base em princípios inegociáveis de inclusão, como o acesso, a permanência e a participação plena de todos os estudantes nas escolas regulares. 

Como parte do encontro, foi entregue aos professores das salas de recursos o manual da Promotoria Pública em defesa da perspectiva da Educação Especial Inclusiva, um importante instrumento de orientação jurídica e pedagógica. 

A formação também abordou as novas terminologias e diretrizes legais da área, esclarecendo as diferenças entre os públicos da educação especial e da educação inclusiva, e aprofundando o estudo do parecer pedagógico do AEE. 

O mesmo ciclo formativo foi realizado em Itaqui, durante a quinta-feira, 24/4, e, na próxima segunda-feira, dia 28/4, acontecerá também em Alegrete, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o trabalho em rede entre os educadores da região.

Sesc de Uruguaiana promove campanha de troca de livros Anterior

Sesc de Uruguaiana promove campanha de troca de livros

Unipampa promove seminário sobre Educação da Paz Próximo

Unipampa promove seminário sobre Educação da Paz

Deixe seu comentário