Inclusão
10ª CRE promove formação em Atendimento Educacional Especializado

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Durante a formação, foram abordados temas fundamentais como os conceitos de Educação Inclusiva e Educação Especial, o público-alvo da educação especial, registros no Sistema de Gestão da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (ISE)
A 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu uma formação voltada aos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na última quarta-feira, 23/4, em Uruguaiana. O encontro foi marcado por momentos de acolhimento e troca de experiências, o que reafirma o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade.
Durante a formação, foram abordados temas fundamentais como os conceitos de Educação Inclusiva e Educação Especial, o público-alvo da educação especial, registros no Sistema de Gestão da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (ISE), elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), além da análise de estudos de caso e a atuação do profissional de apoio escolar.
A capacitação também teve a colaboração de representantes da Chefia de Recursos Humanos, da Assessoria do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo e da área financeira, que contribuíram com informações importantes sobre aspectos gerais do funcionamento da educação especial.
A assessora de Educação Especial da 10° CRE, Lidia Rodrigues, reforçou a importância de transformar os ambientes escolares e as práticas pedagógicas com base em princípios inegociáveis de inclusão, como o acesso, a permanência e a participação plena de todos os estudantes nas escolas regulares.
Como parte do encontro, foi entregue aos professores das salas de recursos o manual da Promotoria Pública em defesa da perspectiva da Educação Especial Inclusiva, um importante instrumento de orientação jurídica e pedagógica.
A formação também abordou as novas terminologias e diretrizes legais da área, esclarecendo as diferenças entre os públicos da educação especial e da educação inclusiva, e aprofundando o estudo do parecer pedagógico do AEE.
O mesmo ciclo formativo foi realizado em Itaqui, durante a quinta-feira, 24/4, e, na próxima segunda-feira, dia 28/4, acontecerá também em Alegrete, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o trabalho em rede entre os educadores da região.
Deixe seu comentário