URUGUAIANA JN PREVISÃO

HORÁRIO ELEITORAL

Confira como funciona o horário eleitoral gratuito

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar recursos de acessibilidade

O eleitorado que quer conhecer mais as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador terá a oportunidade de acompanhar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao 1º turno das Eleições 2024, marcado para 6 de outubro. A propaganda gratuita começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro.  

Divisão do tempo  

A Lei das Eleições dispõe que, para o cargo de prefeito, as emissoras de rádio devem veicular a propaganda eleitoral gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, e as de televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. 

No mesmo período destinado à propaganda eleitoral em rede, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido, da federação ou da coligação. As inserções serão distribuídas ao longo da programação veiculada entre as 5h e as 24h, na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o de vereador. 

O que é exigido e o que é proibido  

A propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar recursos de acessibilidade, como subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, sob responsabilidade dos partidos políticos, das federações e das coligações. A distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de competência das agremiações, coligações e federações e deve observar o que a lei determina de acordo com o gênero e a raça das candidatas e dos candidatos. 

A regra proíbe a veiculação de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos. A reiteração de uma conduta que já tenha sido punida pela Justiça Eleitoral poderá resultar na suspensão temporária da participação do partido, da federação ou da coligação no programa eleitoral gratuito. Não é permitido qualquer tipo de propaganda política paga no rádio e na TV. 

 


Confira o que os políticos podem fazer na pré-campanha Anterior

Confira o que os políticos podem fazer na pré-campanha

Em Uruguaiana, 23 pessoas têm o nome social declarado no título eleitoral Próximo

Em Uruguaiana, 23 pessoas têm o nome social declarado no título eleitoral

Deixe seu comentário