Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Política
RS retoma promoções para professores após 10 anos
Vitor Rosa/Secom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Governador Leite e secretários de governo decidem sobre carreira do magistério
Após dez anos de paralisação, as promoções na carreira do magistério estadual serão retomadas, beneficiando mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação. O anúncio feito pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira, 15/10, justamente no Dia do Professor, representa uma retomada importante na valorização da categoria. Cerca de 81% dos docentes que já cumprem os requisitos legais poderão ser promovidos, garantindo um avanço na carreira e incentivando a permanência no serviço público.
Para concorrer às promoções, os professores precisam ser servidores efetivos da Rede Estadual, ter concluído o estágio probatório e possuir um interstício mínimo de três anos de serviço na classe atual.
As promoções serão realizadas em duas etapas: a primeira metade dos profissionais será promovida em 2025, e a segunda, em 2026. Com isso, o governo estima um impacto financeiro de R$ 19,1 milhões no próximo ano e R$ 61,5 milhões em 2026.
A valorização dos professores também se reflete nas oportunidades de capacitação oferecidas pela Secretaria da Educação (Seduc). Segundo a secretária Raquel Teixeira, além de parabenizar os professores pela data, é fundamental reconhecer o esforço contínuo de atualização na profissão.
“Estamos proporcionando cursos de formação continuada e criando um Centro de Desenvolvimento Profissional para apoiar os professores em seu crescimento, o que se reflete diretamente na qualidade do ensino para os alunos”, destacou Teixeira.
A carreira do magistério estadual é estruturada em seis classes, que vão de A até F, com seis níveis de habilitação. As promoções entre as classes ocorrem como um estímulo à permanência e ao desenvolvimento dos profissionais da educação no serviço público.
Deixe seu comentário