URUGUAIANA JN PREVISÃO

Política

RS retoma promoções para professores após 10 anos

Vitor Rosa/Secom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Governador Leite e secretários de governo decidem sobre carreira do magistério

Após dez anos de paralisação, as promoções na carreira do magistério estadual serão retomadas, beneficiando mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação. O anúncio feito pelo governador Eduardo Leite nesta terça-feira, 15/10, justamente no Dia do Professor, representa uma retomada importante na valorização da categoria. Cerca de 81% dos docentes que já cumprem os requisitos legais poderão ser promovidos, garantindo um avanço na carreira e incentivando a permanência no serviço público. 

Para concorrer às promoções, os professores precisam ser servidores efetivos da Rede Estadual, ter concluído o estágio probatório e possuir um interstício mínimo de três anos de serviço na classe atual.  

As promoções serão realizadas em duas etapas: a primeira metade dos profissionais será promovida em 2025, e a segunda, em 2026. Com isso, o governo estima um impacto financeiro de R$ 19,1 milhões no próximo ano e R$ 61,5 milhões em 2026. 

A valorização dos professores também se reflete nas oportunidades de capacitação oferecidas pela Secretaria da Educação (Seduc). Segundo a secretária Raquel Teixeira, além de parabenizar os professores pela data, é fundamental reconhecer o esforço contínuo de atualização na profissão.  

“Estamos proporcionando cursos de formação continuada e criando um Centro de Desenvolvimento Profissional para apoiar os professores em seu crescimento, o que se reflete diretamente na qualidade do ensino para os alunos”, destacou Teixeira. 

A carreira do magistério estadual é estruturada em seis classes, que vão de A até F, com seis níveis de habilitação. As promoções entre as classes ocorrem como um estímulo à permanência e ao desenvolvimento dos profissionais da educação no serviço público. 


STF recebe pedidos de suspensão de PEC que limita atuação da Corte Anterior

STF recebe pedidos de suspensão de PEC que limita atuação da Corte

Cinco perguntas paras as vereadoras eleitas Próximo

Cinco perguntas paras as vereadoras eleitas

Deixe seu comentário