RECURSOS
Uruguaiana está entre os municípios que receberão recursos do PAC
TG Mídia/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os valores se enquadram nos programas para estudos e levantamentos técnicos
Foram beneficiados os municípios que apresentaram projetos apresentados e aprovados pelo Ministério das Cidades
Na última semana, o Governo Federal apresentou o resultado do Novo PAC Seleções, de cinco modalidades: Mobilidade Urbana – Grandes e Médias Cidades, Prevenção a Desastres Naturais – Drenagem Urbana Sustentável, Esgotamento Sanitário – Urbano, Abastecimento de Água - Urbano e CONVIVE - Centro Comunitário pela Vida.
O anúncio foi feito pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também participaram do ato os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de governadores, prefeitos e outras autoridades. No total, foram selecionados 899 empreendimentos propostos pelos 26 estados e o Distrito Federal, 710 municípios e 1 consórcio.
O presidente Lula destacou o cuidado dos critérios que foram estabelecidos para a seleção dos contemplados. “O PAC Seleções é uma novidade na política brasileira, nunca houve isso, nunca se chamou ente federado para discutir política pública. Nós resolvemos mudar a lógica, a gente não prioriza o governante, a gente prioriza o benefício que a obra leva para o município. O que nos interessa é se a obra é necessária, se o projeto é bem-feito e se interessa ao povo”, afirmou o presidente.
Entre as propostas, estão as de melhoria na drenagem urbana, nos serviços de abastecimento de água e no esgotamento sanitário. Essas intervenções reduzirão o risco de desastres em municípios críticos sujeitos a eventos recorrentes de inundações, enxurradas e alagamentos. A seleção de drenagem urbana juntamente com os investimentos de contenção de encostas, anunciados em maio, finalizam a primeira etapa de seleção de empreendimentos de prevenção de riscos de desastre do Novo PAC.
Segundo o secretário de Planejamento de Uruguaiana, Carlos Prudêncio, o município Uruguaiana deverá receber R$ 2 milhões através do programa. Os valores se enquadram nos programas para estudos e levantamentos técnicos para elaboração de projetos executivos de galerias pluviais. Também aparecem na lista das cidades contempladas: Alegrete, Bento Gonçalves, Capão do Leão, Caxias do Sul, Encantado, Estrela, Igrejinha e Quarai. Foram beneficiados os municípios que apresentaram projetos apresentados e aprovados pelo Ministério das Cidades.
No total, o programa compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte.
Deixe seu comentário