Uruguaiana tem aumento internações e uma morte por bronquiolite
Convênio
Barra do Quaraí firma convênio com RS em prol do Parque do Espinilho

Igor de Almeida / Ascom Sema - O convênio reforça o corredor biológico trinacional com Argentina e Uruguai, ampliando o turismo ecológico e a gestão participativa da unidade ambiental.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema) e a Prefeitura de Barra do Quaraí assinaram, nesta sexta-feira, 18/7, um Termo de Compromisso para promover ações conjuntas voltadas à preservação e valorização do Parque Estadual do Espinilho, localizado na cidade vizinha. O objetivo é integrar a comunidade local à unidade de conservação, fortalecendo sua proteção e manutenção.
De acordo com o prefeito Maher Jaber (PDT), trata-se de um termo de cooperação que amplia a parceria entre o município e o Estado no que tange à administração do parque. “Nós, como Prefeitura Municipal, teremos mais acesso; vamos poder receber melhor os visitantes; ajudar na manutenção e conservação do parque”, explica o mandatário.
Jaber destaca ainda que a medida é um reforço para o corredor biológico trinacional, que envolve Barra do Quaraí e as cidades vizinhas: a uruguaia Bella Unión e a argentina Monte Caseros. “Envolve também os passeios náuticos, visitações na Ilha Brasileira, visitações nas nossas reservas, que é o Parque do Espinilho na Barra; o Rincón de Franquía, em Bella Unión; e General Ávalos, em Monte Caseros. Então, é uma conquista muito importante para nós”, avalia.
Para a secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, a iniciativa representa um avanço na política de gestão participativa de unidades de conservação no Estado, promovendo maior proximidade entre o poder público e a população local. “A parceria com a gestão local nos permite identificar, de forma rápida e eficiente, as necessidades da Unidade de Conservação. Atuando de maneira conjunta, conseguiremos entregar resultados mais assertivos à população”, afirmou.
Parque Estadual do Espinilho
Criado em 1975, junto a outras sete áreas de conservação ambiental no estado, o Parque Estadual do Espinilho tem como finalidade a preservação de ecossistemas naturais, a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico. Em 2002, a unidade foi ampliada por meio do Decreto nº 41.440/2002, incorporando áreas de grande valor ecológico, incluindo trechos do arroio Quaraí-Chico até sua foz no rio Uruguai.
O parque abriga formações vegetais únicas no Brasil, como a savana estépica e a savana parque, onde predominam espécies como o espinilho (Acacia caven), o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis). Além da flora característica, diversas espécies da fauna dependem desse ambiente para sua sobrevivência, reforçando a importância da unidade para a conservação da biodiversidade regional.
Deixe seu comentário