URUGUAIANA JN PREVISÃO

Convênio

Barra do Quaraí firma convênio com RS em prol do Parque do Espinilho

Igor de Almeida / Ascom Sema - O convênio reforça o corredor biológico trinacional com Argentina e Uruguai, ampliando o turismo ecológico e a gestão participativa da unidade ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema) e a Prefeitura de Barra do Quaraí assinaram, nesta sexta-feira, 18/7, um Termo de Compromisso para promover ações conjuntas voltadas à preservação e valorização do Parque Estadual do Espinilho, localizado na cidade vizinha. O objetivo é integrar a comunidade local à unidade de conservação, fortalecendo sua proteção e manutenção.

De acordo com o prefeito Maher Jaber (PDT), trata-se de um termo de cooperação que amplia a parceria entre o município e o Estado no que tange à administração do parque. “Nós, como Prefeitura Municipal, teremos mais acesso; vamos poder receber melhor os visitantes; ajudar na manutenção e conservação do parque”, explica o mandatário.

Jaber destaca ainda que a medida é um reforço para o corredor biológico trinacional, que envolve Barra do Quaraí e as cidades vizinhas: a uruguaia Bella Unión e a argentina Monte Caseros. “Envolve também os passeios náuticos, visitações na Ilha Brasileira, visitações nas nossas reservas, que é o Parque do Espinilho na Barra; o Rincón de Franquía, em Bella Unión; e General Ávalos, em Monte Caseros. Então, é uma conquista muito importante para nós”, avalia.

Para a secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, a iniciativa representa um avanço na política de gestão participativa de unidades de conservação no Estado, promovendo maior proximidade entre o poder público e a população local. “A parceria com a gestão local nos permite identificar, de forma rápida e eficiente, as necessidades da Unidade de Conservação. Atuando de maneira conjunta, conseguiremos entregar resultados mais assertivos à população”, afirmou.

Parque Estadual do Espinilho

Criado em 1975, junto a outras sete áreas de conservação ambiental no estado, o Parque Estadual do Espinilho tem como finalidade a preservação de ecossistemas naturais, a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico. Em 2002, a unidade foi ampliada por meio do Decreto nº 41.440/2002, incorporando áreas de grande valor ecológico, incluindo trechos do arroio Quaraí-Chico até sua foz no rio Uruguai.

O parque abriga formações vegetais únicas no Brasil, como a savana estépica e a savana parque, onde predominam espécies como o espinilho (Acacia caven), o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis). Além da flora característica, diversas espécies da fauna dependem desse ambiente para sua sobrevivência, reforçando a importância da unidade para a conservação da biodiversidade regional.

Barra do Quaraí firma convênio com RS em prol do Parque do Espinilho Anterior

Barra do Quaraí firma convênio com RS em prol do Parque do Espinilho

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara Próximo

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

Deixe seu comentário