URUGUAIANA JN PREVISÃO

Transparência Internacional

Brasil cai para 96º lugar em ranking de corrupção

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Brasil piorou no Índice de Percepção de Corrupção no Setor Público elaborado pela Transparência Internacional. De acordo com a entidade, em uma lista de 180 países, o Brasil aparece na 96ª colocação. No ano passado, estava na 94ª em relação ao total de regiões envolvidas no levantamento.

A pesquisa é realizada desde 1995 e aponta que atos do poder Executivo, Legislativo e Judiciário contribuem para a falta de transparência, de combate a práticas ilícitas e de liberdade de informação no Brasil, atitudes que abrem margem para gestões autoritárias e menos transparentes.

Em uma escala de 0 a 100, em que 0 significa "altamente corrupto" e 100 "muito íntegro", o país tem 38 pontos. O desempenho do Brasil está abaixo da média global, de 43 pontos, e da América Latina, de 41 pontos. Na América do Sul, o Uruguai é o melhor posicionado (21º), com 73 pontos, seguido pelo Chile (25º), com 67 pontos.

De acordo com a organização, "as melhores notas foram atribuídas a Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia (os três com 88 pontos) e Noruega, Singapura e Suécia (os três com 85 pontos). No extremo oposto, os países com as piores avaliações pelo IPC foram Venezuela (14), Somália e Síria (ambos com 13) e Sudão do Sul (11)".

A Transparência Internacional aponta que o índice de corrupção no setor público aumenta na medida em que a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República sofrem interferência, assim como ameaças antidemocráticas.

O consenso da entidade é que, na pandemia, os mecanismos de fiscalização deveriam ter sido fortalecidos, algo que não ocorreu nas nações que caíram de posição como o Brasil.


Pesquisa revelou preocupações dos gaúchos diante da covid Anterior

Pesquisa revelou preocupações dos gaúchos diante da covid

Governo do RS lança maior rodada de negociação de precatórios da história Próximo

Governo do RS lança maior rodada de negociação de precatórios da história

Deixe seu comentário