Dia do Cão de Polícia
Cães recebem menções honrosas pela data
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Dia do Cão de Polícia, celebrado nesta segunda-feira, 4/10, foi lembrado com uma programação especial organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra). Pela manhã, ocorreu uma solenidade no Salão Nobre da Prefeitura Municipal para valorizar as ações desenvolvidas pelos agentes de segurança pública no combate ao tráfico de drogas, busca e salvamento, através da ajuda dos cães policiais.
No Dia Mundial dos Animais e Dia de São Francisco de Assis, a administração pública municipal de Uruguaiana desenvolveu, pela primeira vez, a homenagem aos condutores e aos cães de polícia do Estado do Rio Grande do Sul. Agentes de segurança pública de diferentes instituições estiveram no município para a solenidade que condecorou esses profissionais e os cães de polícia.
Os cães que receberam destaque pelas atuações no estado foram: Xênon do treinador Everton Ferreira Silveira, policial civil da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Rio Grande; Back de responsabilidade de Bruno Vargas que apoia a polícia civil de Viamão na região metropolitana de Porto Alegre; General conduzido pelo soldado Ederson Luiz Gomes da Cia de busca e salvamento de Porto Alegre; a cadela Guria do sargento Alexandre Furtão Silveira da Cia de Busca e Salvamento de Porto Alegre; o cachorro Bud de responsabilidade do soldado David Martins Ferreira da Brigada Militar de Santa Cruz; e, Sol do agente Penitenciário Sílvio da Silva Chamorra.
De acordo com o prefeito Ronnie Mello, "a participação de agentes de segurança e seus cães das diferentes regiões do Estado demonstrou a relevância do evento que possibilitou ainda a interação e a participação da comunidade".
A Lei Municipal 5.216/2021, dedica a data para homenagear os cães que exercem função essencial em parceria com os agentes. Através da norma, há a possibilidade que, após a aposentadoria do cão de polícia, o animal possa ficar aos cuidados do seu treinador/condutor, valorizando assim a amizade e o carinho entre o agente de segurança e o cão.
Deixe seu comentário