Câmara de Vereadores
Crise hídrica no município será tratada em audiência pública
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Os efeitos da estiagem e da crise hídrica em Uruguaiana serão discutidos em audiência pública nesta quinta-feira, 13/1, às 18h30min, na Biblioteca Pública. O evento foi uma proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT) e será promovido pela Câmara Municipal.
Segundo o vereador serão trabalhadas três grandes temáticas na audiência: os impactos da estiagem na produção rural no município, a possibilidade de racionamento de água ser instituído na cidade e a questão macrorregional.
Foram convidados três palestrantes para discutir cada um desses temas. Alessandro Rubim, representante do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) irá falar sobre a produção rural. Já Ícaro Mello, representante da distribuidora BRK, irá discutir a possibilidade de racionamento, descrita por Lemos como "muito grande", sendo um dos principais motivos para propor a audiência. Por fim, o professor de Agronomia da Unipampa, Marcus Queirol, irá palestrar sobre as questões macrorregionais, discorrendo sobre o porquê os efeitos da estiagem estão atingindo tanto o Estado.
Cada um dos palestrantes deve falar por cerca de 20 minutos antes de ser iniciada a participação pública. Para este momento, confirmaram presença representantes da Defesa Civil, Associação dos Consumidores, secretarias de Obra e Meio ambiente, Colônia dos Pescadores, Amigos do rio Uruguai, entre outros.
No último sábado, 6/1, um decreto da Prefeitura declarou situação de emergência no município considerando a baixa do Rio Uruguai que tem como possíveis consequências a falta de abastecimento de água na cidade e as perdas significativas na produção agropecuária e na economia. Até esta segunda-feira, 10/1, 175 municípios do estado haviam declarado situação de emergência.
Também nesta segunda-feira, o prefeito Ronnie Mello participou de uma reunião promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para debater a mitigação e enfrentamento da estiagem que assola centenas de municípios gaúchos.
Na ocasião, afirmou que a Prefeitura está "trabalhando na busca de recursos para amenizar os prejuízos causados pela estiagem. Temos uma grande preocupação com o pequeno produtor. Vamos buscar linhas de crédito, financiamentos e trabalhar inclusive para a compra de cestas básicas para assistir às famílias que venham a precisar".
Deixe seu comentário