URUGUAIANA JN PREVISÃO

Sistema 3As

Gabinete de Crise emite Alertas para todas as regiões Covid

Ilustração / Ascom / PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O governo do Estado, após reunião do Gabinete de Crise nesta terça-feira, 25/1, emitiu alertas para todas as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. Os alertas são consequência do aumento de casos de covid-19 e do crescimento de internações em leitos clínicos e de UTI nas regiões.

Uruguaiana, junto de mais 11 regiões, já havia recebido o alerta na semana passada, no dia 19 de janeiro. Agora, a situação foi mantida em todas essas regiões diante do deterioramento dos indicadores.

Os novos alertas foram emitidos às regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Taquara.

"Estamos em um nível de preocupação alto devido ao aumento de casos e de internações. Também estamos trabalhando para dar a cada uma das regiões esse devido entendimento, para que possam conscientizar a população e tenhamos a capacidade de reduzir a velocidade da transmissão e assim diminuirmos o número de casos. Estamos em um período de maior circulação de pessoas entre as regiões, então, entendemos que o Alerta vale para todas", afirmou o governador Eduardo Leite, que liderou a reunião do Gabinete de Crise.

Agora, as regiões em estado de alerta devem apresentar, em até 48h, um novo plano de contenção do vírus, que será avaliado pelo governo do Estado, que pode aprova-lo ou alterá-lo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento de Uruguaiana, e coordenador do Comitê de Crise Covid do município, Rodrigo Santariano, a cidade mantém as medidas de controle do coronavírus apresentadas na semana passada, quando recebeu o primeiro alerta, mantido pelo estado nesta semana.

"Na última sexta [21/1] a região já havia feito novas medidas, que começaram a valer na segunda, desta forma, até [esta] sexta não haverá mudanças", informou Santariano.

De acordo com ele, o governo estadual homologou o plano da região de Uruguaiana - que abrange toda a Fronteira Oeste - somente nesta terça-feira, 25/1.

Entre as principais medidas do plano atual estão a restrição de eventos públicos e privados com mais de 100 pessoas, sem autorização dos comitês científicos das respectivas cidades ou do comitê regional, quando o evento tiver mais de 400 pessoas. Eventos ao ar livre em praças, parques e espaços públicos também estão suspensos, exceto com a autorização dos respectivos comitês das cidades ou da região.

Santariano explica que todas as sextas-feiras ocorre uma reunião do comitê de crise municipal com o técnico do Gabinete de Crise do Estado, responsável pela região. Na reunião desta semana, caso seja considerado necessário, podem ocorrer mudanças no plano de contenção da covid no município.


Convenções partidárias e escolha de candidatos terão novas regras este ano Anterior

Convenções partidárias e escolha de candidatos terão novas regras este ano

Eleição de outubro renovará um terço do Senado Próximo

Eleição de outubro renovará um terço do Senado

Deixe seu comentário