URUGUAIANA JN PREVISÃO

Energia renovável

Instalação de parque eólico na Fronteira Oeste é permitida

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Conselho de Defesa Nacional (CDN) deu permissão para prévia à empresa Ybytu Empreendimentos de Energia Renovável S.A para adquirir imóveis rurais nos municípios de Uruguaiana, Alegrete e Quaraí. Esta era uma medida crucial para instalação do parque eólico Três Divisas.

O projeto é da empresa gaúcha Renobrax com sócia da Dinamarca, que formou a Ybytu Empreendimentos para construir um complexo eólico de 810 megawatts (MW) com 180 aerogeradores e investimento estimado em R$ 4 bilhões. Esta produção de energia é suficiente para abastecer o consumo residencial de mais de 1,3 milhões de gaúchos.

A capacidade instalada total de energia eólica no RS é de 1,8 mil MW, então o Três Divisas vai acrescentar quase metade dessa capacidade.

Por se tratar de área contígua à fronteira e envolver um sócio estrangeiro, o projeto precisava de autorização do CND. Segundo a empresa, a fronteira do estado foi o local de escolha pela qualidade de recursos, como espaço e bons ventos.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) vinha tendo reuniões sobre o tema com representantes da Ybytu e afirmou que o Estado é importador de energia elétrica e precisa desses investimentos para reduzir a demanda.

O próximo passo para o Três Divisas é o pedido de outorga e, até a metade do ano, solicitar a licença de instalação, que permite o início da construção. A intenção é dar largada nas obras no início de 2023, para ter o parque operando no primeiro trimestre de 2025.


Primeira sessão ordinária do ano acontece amanhã Anterior

Primeira sessão ordinária do ano acontece amanhã

RS obtém autorização para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal Próximo

RS obtém autorização para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal

Deixe seu comentário