Rede municipal
Márcia propõe incluir direito e bem-estar animal no currículo escolar
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Prevenção e maus-tratos e direito animal poderão vir a ser tratados no âmbito escolar. Está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto de lei que pretende incluir diretrizes do Direito, Proteção e Bem-Estar Animal nas disciplinas das instituições de ensino das escolas municipais. A proposição foi apresentada nesta terça-feira, 28/9, e é de autoria da vereadora Márcia Fumagalli (PSB).
A matéria estabelece que fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação a definição da metodologia de introdução do tema na grade curricular. Dessa forma será possível manter a unidade em todos os níveis de formação dos estudantes da rede de ensino municipal.
Além disso, foi incluída a possibilidade de convênios entre o município e cursos de Direito e Medicina Veterinária, bem como entidades não governamentais de proteção animal, para auxiliarem na capacitação dos educadores, professores e servidores da rede de ensino. Agora, a inclusão desses conteúdos no programa curricular está sob análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal.
Segundo a vereadora, Márcia, autora da proposta, a iniciativa visa "contribuir com a formação cidadã e com o futuro próximo da cidade. Poderemos ter adultos com mais responsabilidade, compromisso e apreço ao meio ambiente, a fauna, a flora e aos animais domésticos ou domesticados. É preciso garantir uma educação que tenha por objetivo a cultura da solidariedade e respeito a todas as formas de vida".
Deixe seu comentário