Polícia Civil apreende R$ 200 mil em crack no União das Vilas
Indicação
Vereadora propõe construção da Arena Municipal de Uruguaiana

Reprodução/ Fredo Tarasuk - Segundo a vereadora, Uruguaiana carece de espaços multiuso adequados, apesar de seu porte populacional
A vereadora Manoela Couto (PDT) apresentou, nesta semana, a Indicação nº 315/2025, sugerindo ao Executivo Municipal a construção da Arena Municipal de Uruguaiana. O espaço proposto ocuparia os antigos galpões da Cooperativa Agrícola Uruguaianense Ltda (CAUL), na rua Benjamin Constant, e teria estrutura para receber eventos culturais, esportivos, educacionais e corporativos de médio e grande porte.
Segundo a vereadora, Uruguaiana carece de espaços multiuso adequados, apesar de seu porte populacional, importância econômica e localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai.
O Teatro Municipal, atualmente o principal local de grandes apresentações, possui capacidade para 1,5 mil pessoas, mas enfrenta dificuldades como agenda sobrecarregada e custo elevado de locação. O Ginásio Municipal, por sua vez, é ocupado majoritariamente por atividades esportivas.
A proposta defende que a nova arena possa atender entre mil e cinco mil pessoas, com estrutura moderna, acessível e adaptável para diferentes tipos de eventos. “A limitação atual gera impactos como o desestímulo à produção cultural, fuga de eventos para cidades vizinhas e perda de movimentação econômica em setores como hospedagem, alimentação e transporte”, afirmou Manoela na justificativa.
Entre os benefícios listados estão o fortalecimento da economia criativa, geração de empregos, valorização da identidade cultural e ampliação do acesso da população a atividades de lazer e conhecimento. A parlamentar também sugere que o projeto possa ser viabilizado por meio de parcerias público-privadas (PPP), leis de incentivo à cultura, PAC ou emendas parlamentares.
Para Manoela Couto, a construção da Arena não representa apenas uma obra física, mas um investimento estratégico no desenvolvimento social, econômico e cultural do município.
Deixe seu comentário