URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ricardo Peró Job

Luzes & Sombras

Luzes & Sombras 

 

Traição 

 

Seis petistas e um pedetista votaram contra as propostas de anistia geral da dívida do Rio Grande do Sul (em torno de 98 bilhões de reais) para com a União. O deputado Marcel Van Hattem, autor da proposta na Câmara, assim como o senador Mourão, no Senado Federal, esperavam a unanimidade pelo menos da bancada gaúcha, mas não a obtiveram. Os deputados petistas Maria do Rosário, Donilson Marcon, Alexandre Lindenmeyer, Denise Pessoa, Bohn Gass e Reginete Bispo, além do pedetista Afonso Motta, certamente sofrerão nas urnas as consequências de seus votos contra o Rio Grande do Sul.   

 

Exemplos 

 

As imagens da mobilização dos moradores e empresários das áreas afetadas pela enchente no RS mostram que os gaúchos não vão esperar pelas ações do governo para reconstruir o Estado. A retomada das atividades da Indústria de Calçados Karyby, em Três Coroas, recuperando em poucos dias o empreendimento e o trabalho, é um dos exemplos. O Sinduscon, o sindicato dos construtores, presidido por Claudio Teitelbaum, que na enchente de setembro do ano passado entregara 48 casas em tempo recorde nos municípios de Arroio do Meio e Roca Sales, já anunciou que também não vai esperar e irá realizar já um mapeamento, elegendo públicos-alvo nas cidades mais atingidas, como Porto Alegre, Eldorado e Canoas. A ideia é entregar casas de 40m² para os atingidos em 90 dias, construídas em terrenos doados pelos municípios ou comprados de terceiros. Lideranças de Lajeado e Arroio do Meio estão se mobilizando para construir uma nova ponte entre os dois Municípios, pois as duas pontes de acesso caíram durante as cheias. A nova estrutura pretende ser montada ao lado da Ponte de Ferro, que teve grande parte da estrutura destruída. Os prefeitos dos dois municípios já realizaram uma reunião sobre a parte da estrutura que resistiu à enchente do rio Forqueta, reunindo empresários e engenheiros especializados. O grupo pretende viabilizar uma nova ponte com estrutura metálica, que permita o trânsito de veículos de passeio e carga. Também alguns políticos tem se destacado no enfrentamento da catástrofe. A deputada federal Any Ortiz, de barco resgatou pessoas e animais de estimação. O vereador portoalegrense Ramiro Rosário, além de participar dos salvamentos, agora pagando do próprio bolso, participa da limpeza de sua cidade com funcionários e um caminhão. Também o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi parece incansável nas providências para minimizar o sofrimento dos atingidos pelas cheias em sua região. 

 

Segunda Divisão 

 

Paulo Pimenta foi rebaixado por “Lula”. Ao nomeá-lo para chefiar a Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o presidente conseguiu finalmente afastá-lo de suas atribuições originais, pois julgava-o incapaz de divulgar com competência as ações “benéficas” de seu governo. Agora, em uma Secretaria esvaziada, com apenas 10 funcionários e sem orçamento, Pimenta tornou-se uma espécie de “gauleiter” ou “comissário do povo” do RS, ou seja, um ouvidor, apenas recebendo e encaminhando fofocas e demandas para o chefe. O único benefício de seu rebaixamento foi eleitoral, já que como preposto de “Lula” no Estado e candidato ao governo, poderá designar para onde irão os recursos federais. 

 

Tá tudo liberado 

Aproveitando-se da atenção voltada para a tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul,  o ministro do STF, Dias Toffoli, anulou todas as acusações contra Marcelo Odebrecht, desautorizando assim a prisão provisória, as condenações e a prisão do empresário vigarista. Já os ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes e Edson Fachin, da 2a. Turma do STF, tornaram prescritas as penas de prisão impostas contra José Dirceu. Como diria Millôr, o “O Brasil tem um enorme passado pela frente”. 

 

 


Luzes & Sombras Anterior

Luzes & Sombras

Luzes & Sombras Próximo

Luzes & Sombras

Deixe seu comentário