Rubens Montardo
O Rescaldo Eleitoral
Recordista
Dia 15/11, Ronnie Mello foi reeleito com o maior percentual (72,68%) da história de Uruguaiana, conquistando 40.409 votos. Em 2016, Ronnie obteve 28.305 votos, atingindo o percentual de 63,02%. No entanto, a maior votação nominal permanece sendo do professor Sanchotene Felice que, em 2008, fez 43.141 votos (61,71%). Ao Prefeito Ronnie Mello, meus cumprimentos pela consagradora vitória, saúde e sucesso no novo mandato.
Parlamento
Com expressivos 40.409 votos, o uruguaianense Ronnie Mello certamente será convidado para concorrer à deputação em 2022, com amplo apoio na Fronteira Oeste, onde seu partido, o PP - Progressistas, tem uma forte estrutura eleitoral e deve buscar a renovação de seus quadros. Eis o resumo de suas votações: 2008 - 1.388 votos (vereador); 2012 - 5.474 votos (vereador); 2014 - 27.929 votos (concorreu a deputado federal); 2016 - 28.305 votos (prefeito); e em 2020 - 40.409 votos, sendo o segundo Prefeito que consegue se reeleger em Uruguaiana. Caio Riela, Neíto Bonotto e Luiz Augusto Schneider não se reelegeram. Com carisma e aprovação popular, "o cavalo está encilhado" (dito gauchesco) para Ronnie Mello rumar ao parlamento estadual.
Dr. Zaccaro
Eleito com expressiva votação em sua primeira disputa eleitoral, o médico José Carlos Barbosa Zaccaro (PP) ao conquistar 1.933 votos é o primeiro nome de prefeiturável que desponta na sucessão de Ronnie Mello no Paço Municipal. Provou que tem futuro na política, é bom de voto e poderá rumar para novas empreitadas eleitorais.
Respeito
O desejo do eleitorado, expresso através do voto, livre e soberano, sempre deve ser respeitado no processo democrático. Manobras rasteiras, demagogias e cretinices são reprovadas pela população, que rejeita aqueles que querem o poder a qualquer preço. Escutem a voz das urnas!
Surpresas
Alertava em colunas anteriores que sempre surge uma novidade no processo eleitoral. Este ano, foi o jovem Cristiano Dias Bonapace eleito pelo DEM com 717 votos. Em 2016, Cristiano concorreu pelo PP e fez 710 votos. Outra eleita nesta seara foi a advogada Márcia Fumagalli (PSB) que obteve 899 votos e que, em 2016, concorreu pelo PRB e fez 694 votos. Boa sorte!
Vereadores
O massacre de Ronnie Mello nas urnas refletiu em seus apoiadores na composição da Câmara Municipal. Os 11 eleitos têm ou tiveram laços estreitos com o atual Prefeito, até os dois que se elegeram pela oposição (ambos eleitos com as menores votações), pois trabalharam como CC na atual administração. Cristiano Bonapace na Secretaria Municipal de Saúde e Márcia Fumagalli ocupou o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente, na cota do Republicanos - PRB.
Renovação
Dos oito vereadores que disputaram a reeleição, só dois foram reconduzidos ao cargo: José Clemente (PDT) e Zulma Ancinello (PRB). Nesta eleição tivemos uma inédita renovação no legislativo municipal.
Aplausos
Muitos brasileiros gostam de criticar tudo e não sabem aplaudir os acertos na administração pública. Mesmo com o problema apresentado este ano (demora inicial) a apuração dos votos e dos resultados são motivos de orgulho do sistema eleitoral desenvolvido no Brasil. Fica comprovado que somos a maior democracia do mundo. Vejam o fiasco americano, com aquele sistema arcaico e lento, cheio de manobras.
Manoela
Em sua primeira eleição, a professora Manoela Rosa Couto fez 930 votos, ficando na primeira suplência pelo PDT. Caso José Clemente Correa retorne para Secretaria de Segurança e Trânsito, Manoela Couto assumirá uma cadeira no legislativo.
Planalto
Creio que a radicalização entre lulistas e bolsonaristas, o desgaste do PT e o comportamento do presidente Bolsonaro, são fatores que devem contribuir para o surgimento de uma candidatura de centro, com grandes chances de vencer o pleito de 2022. Aposto no gaúcho Eduardo Leite, inteligente, experiente, equilibrado e articulado, é um excelente nome para disputar o cargo, sendo necessária a construção de uma boa aliança eleitoral, com um vice que tenha expressão nacional.
Sabedoria
Ao verificar votações finais em muitas cidades lembrei de um dito do meu querido amigo e "filósofo da política", Salvador Faraco que sempre dizia: "Na política, um sinal de sabedoria é saber a hora de parar". Saudade do Faraco!
Esquerda
É difícil, mas seria muito salutar para nossa democracia que a esquerda brasileira se reorganizasse e unisse para o pleito de 2022. Uma fusão ou incorporação de partidos reunindo, por exemplo, PT, PSB, PDT, Cidadania e PC do B, sob o comando de um líder como Roberto Freire, que tem uma irretocável trajetória política.
Evangélicos
O Bispo Padovan, da Igreja do Evangelho Quadrangular, foi eleito vereador com 1.380 votos, a maior votação na bancada do Republicanos (PRB). O último líder evangélico que ocupou uma cadeira de vereador foi o então Bispo Pedro Antunes que fez 1.351 votos em 2000 pelo PTB.
Destaque
O candidato do PT ao Paço Municipal, Everton Maninho com 1.782 votos derrotou os concorrentes do PSDB (Elton Rocha - 1.449 votos) e do PSL - Stella Luzardo que fez 1.147 votos.
Deixe seu comentário