URUGUAIANA JN PREVISÃO

Atividade física e entretenimento

Programa Saúde na Escola é realizado em oito educandários de Uruguaiana

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

As escolas de Uruguaiana passaram a contar no ano passado com o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde foi quem aderiu inicialmente ao programa que a partir de maio deste ano passou a ser desenvolvido pelo Projeto de Atenção às Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dants).

O PSE de Uruguaiana é coordenado pelo profissional de Educação Física da Secretaria de Saúde, Alex dos Santos Carvalho e conta com 14 educadores físicos que realizam as atividades nas escolas. O programa que em um primeiro momento envolveu 230 alunos da Escola Estadual Dom Hermeto, está sendo estendido para outros educandários. "Cada professor atende um grupo diferente de escolas, levando educação, saúde e entretenimento. Já é comprovado que doenças que costumam se manifestar nas pessoas na vida adulta podem ser controladas a partir da infância através do combate a obesidade, por exemplo," disse Alex.

Já estão inseridas no projeto as escolas Rui Barbosa, Dom Hermeto, Castelo Branco, Hermeto Bermúdez, Candido Rondon, Monteiro Lobato, Vasco Prado e Osvaldo Cruz.

"A escola é um espaço privilegiado para as práticas de promoção e de prevenção, para melhor qualidade de vida", destacou o coordenador.

PSE

O PSE tem como objetivo principal o planejamento de ações com os educandários, na perspectiva de proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem a saúde e a educação para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem crianças, adolescentes e jovens.

O programa deve reconhecer e acolher ações de integração entre saúde e educação já existentes, que tenham um impacto positivo na qualidade de vida também dos estudantes.

Entre as principais abordagens trabalhadas para desenvolver o conjunto de quatro ações realizadas em cada escola que aderir ao PSE está a de Práticas Corporais (Atividade Física e Lazer), que fazem parte do componente II do PSE, que é uma ação optativa e tem como objetivo oferecer práticas corporais, relacionadas à realidade da comunidade incluídas no cotidiano escolar.

Projeto Dants

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica conta com o Projeto de Atenção às Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dants), também coordenado pelo Educador Alex Carvalho. Por meio do Dants, profissionais da Saúde oferecem atividades físicas três vezes por semana em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade e do interior. O Projeto proporciona encontros que direcionam o cidadão para uma vida mais saudável, através de atendimentos orientados e direcionados por profissionais habilitados, treinados e registrados em seus respectivos conselhos. O Projeto Dants de Uruguaiana obteve importante reconhecimento no Congresso Internacional de Educação Física em Santa Maria, durante o 11º Congresso Internacional da Rede Unida em Fortaleza (CE) e na Conferência Estadual das Secretarias de Saúde em Porto Alegre, com publicações de artigos na Revista Interface.

O projeto conta com 14 educadores físicos, distribuídos em todas as ESFs, CAPS e Centro de Convivência. Mais de 200 atividades coletivas foram realizadas pelo Dants, contemplando 1704 usuários.

Ações do Projeto

- Acompanhamento médico;

- Verificação de Pressão Arterial antes da prática dos exercícios;

- Orientações e acompanhamento de enfermagem, nutricionista, psicóloga e educador físico.

- Palestras e rodas de conversa sobre temas pertinentes em saúde;

- Avaliação de aptidão física através de dobras cutâneas e IMC.


Prefeitura reinaugura quadra da Praça de Esporte e Cultura Anterior

Prefeitura reinaugura quadra da Praça de Esporte e Cultura

Tite convoca Willian para a Copa América 2019 Próximo

Tite convoca Willian para a Copa América 2019

Deixe seu comentário