URUGUAIANA JN PREVISÃO

Custos de Produção tem segundo mês de alta

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou, na última quarta-feira, 30/5, levantamento apontando que os cursos de produção no campo tiveram alta no mês de abril, repetindo o ocorrido no mês anterior.

Conforme a entidade, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) aponta 0,21%, em especial pelos fertilizantes que ficaram mais caros com a variação cambial. Os preços recebidos também registraram elevação de 6,1%, conforme o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR). Os dados foram divulgados pela Farsul, nesta quarta-feira, dia 30.

A forte valorização nos preços do milho (10%) e soja (8%) foi o que mais colaborou para o resultado do IIPR. A alta também influenciou no acumulado dos últimos 12 meses que chegou a 20,59%. O IICP também apresentou inflação no acumulado do mesmo período por influência da taxa de câmbio, chegando a 1,19%. O maior aumento foi registrado nas lavouras de soja e trigo, ambas com 2%. As demais mantiveram uma trajetória de queda.

Na comparação do acumulado em 12 meses entre IICP e IPCA há um alinhamento de alta, com o segundo atingindo 2,76%. Já na relação IIPR e IPCA Alimentos ocorre, novamente, descolamento, com o IPCA Alimentos registrando queda de -2,11%. Essa diferença de comportamento comprova que não há relação de curto prazo entre os índic

Anterior

Custos de Produção tem segundo mês de alta

Alegrete debate planejamento estratégico para o setor agropecuário Próximo

Alegrete debate planejamento estratégico para o setor agropecuário

Deixe seu comentário