URUGUAIANA JN PREVISÃO

sem risco

Exame no Canadá confirma que caso de Vaca Louca é atípico

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Com resultado, Mapa deve se reunir com governo chinês para discutir retomada das exportações de carne ao país asiático.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disse em nota nesta sexta-feira, 3/3, que recebeu o resultado do exame realizado em um laboratório de referência no Canadá, sobre o caso de Mal da Vaca Louca detectado no município de Marabá (PA). A análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou, na noite desta quinta-feira, 2/3, que o caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) é atípico tipo H.

Isso reafirma a avaliação de técnicos do governo do Pará e também do Ministério da Agricultura de que foi um caso isolado sem prejuízos para qualidade da carne bovina produzida no Brasil.

Em nota, o Ministério disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi imediatamente avisado e que também foi iniciada a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas. Assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país.

“Ressalto que rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso”, comentou o ministro Carlos Fávaro.

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

O mal atípico da vaca louca ocorre quando o bovino adoece de forma orgânica, muitas vezes devido à idade, e não por contaminação da ração. O Brasil nunca registrou um caso típico da doença, que é o mais grave.

Agora, a expectativa do governo federal é de retorno praticamente imediato da venda de carne bovina para China, principal comprador da carne bovina brasileira. A comercialização está suspensa desde o dia 23 de fevereiro, quando veio à tona a confirmação da doença em um boi de 9 anos, no Pará. O animal foi sacrificado e a carcaça incinerada.

Quatro países vetaram carne bovina do Brasil Anterior

Quatro países vetaram carne bovina do Brasil

Brasil deve retomar exportação de carne bovina à China em março Próximo

Brasil deve retomar exportação de carne bovina à China em março

Deixe seu comentário