10ª CRE conclui formação em Braille

10ª CRE imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Assessoria de Educação Especial da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) concluiu na última quinta-feira, 11/7, mais um curso em Braille - sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão - para 16 pessoas. As oficinas aconteceram as quintas-feiras à tarde, com a carga horaria de 40h, e foram ministradas pelos professores da Rede Estadual, Leir Amara Silva e Sandra Broglio.
A formação teve como objetivo: desenvolver oficinas práticas de introdução ao uso do sistema de escrita Braille, suas convenções, apresentar a lógica de funcionamento e uso das tecnologias básicas envolvidas na escrita Braille (reglete/punção, máquina de escrita perkins). O diferencial da edição deste ano foi que a oferta do curso foi para não somente professores, mas para a comunidade em geral.
As atividades desenvolvidas foram de exploração sensorial com pintura com vendas, a estrutura da célula Braille, apropriação do alfabeto Braille e célula móvel, a escrita Braille, reglete e punção, a máquina de escrita Braille, exploração sensorial com discriminação auditiva, possibilidades de recursos para intervenção em deficiência visual e exploração sensorial com discriminação tátil. Ao final do curso, cada um dos participantes recebeu um CD que contém todo material usado nas aulas.
A Assessora de Educação Especial da 10ª CRE, Lídia Mari Rodrigues, observou a importância da formação para o atendimento a pessoa cega. "Os conhecimentos envolvidos no curso foram de nível básico e introdutório sobre o sistema de escrita Braille. Que os participantes das oficinas possam ser multiplicadores dos conhecimentos obtidos na área de deficiência visual", pontuou. A titular da 10ª CRE, Sara Cardoso, também ressaltou a importância das formações.
Deixe seu comentário