Uruguaiana terá semana de temperaturas amenas e instabilidade
Cheias
Famílias voltam para casa e Prefeitura desativa dois abrigos

Divulgação - Queda de 83 cm no nível do rio em 24 horas faz famílias voltarem para suas casas.
O cenário de cheia começa a dar sinais de trégua em Uruguaiana. Com recuo no nível do Rio Uruguai, a Prefeitura confirmou a desativação de dois dos três abrigos municipais montados para acolher famílias afetadas pela enchente. Os espaços nos bairros Nova Esperança e Elisa já foram esvaziados, e ao final desta sexta-feira, 11/7, apenas o abrigo da Zona Leste seguiu em funcionamento para atender as famílias desabrigadas que ainda não conseguiram retornar para suas casas.
A mudança foi possível graças ao recuo expressivo das águas nas últimas 24 horas. Segundo boletim da Defesa Civil, emitido às 17h30 desta sexta, o nível do rio está em 6,75 metros e segue em tendência de baixa. Ontem, no mesmo horário, a medição era de 7,58 metros, uma queda de 83 centímetros em um único dia, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
A redução no volume de água também impactou diretamente no número de pessoas fora de casa. Os dados atualizados apontam 35 desabrigados e 487 desalojados, uma diminuição considerável em relação à quinta-feira, 10/7, quando o município contabilizava 109 desabrigados e 674 desalojados.
Apesar da melhora no quadro, o nível do Rio Uruguai ainda se mantém acima da cota de atenção, que é de 6,50 metros. As cotas de alerta e de inundação são, respectivamente, 7,50 e 8,50 metros. A Defesa Civil permanece monitorando a situação e orienta que qualquer necessidade de apoio seja comunicada pelo telefone (55) 99641-6806.
Mesmo com a desativação de dois dos três abrigos municipais, a Prefeitura reforça que a campanha de doações continua ativa. A solidariedade segue sendo essencial para atender às famílias ainda desalojadas e em processo de retorno para casa. As doações estão sendo recebidas em frente à sede do Executivo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 13h.
Deixe seu comentário