Parceiros Voluntários
Abertas as inscrições para o programa 'Tribos Digital'

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a tecnologia social "Tribos - Nas Trilhas da Cidadania" precisou ser repensada dentro do contexto conturbado que estamos vivendo. Neste mês de outubro retorna em novo formato, com "Tribos Digital", com as formações de professores e estudantes desenhadas para ser um momento muito enriquecedor, leve e descontraído em suas rotinas, graças à parceria firmada entre a ONG Parceiros Voluntários e o Sebrae.
A formação, gratuita, é direcionada a professores que estejam dispostos a participar do projeto com alunos do 8º e 9º ano e do Ensino Médio e queiram abraçar a proposta de ação (protagonismo juvenil para transformação social em escolas e comunidades) na versão digital, para todo o Rio Grande do Sul. Alunos e educadores receberão certificação chancelada pela Unesco.
Neste novo modelo, a formação de educadores acontecerá com três turmas diferentes, oferecendo um calendário mais flexível para os professores tão sobrecarregados nesta pandemia, no horário das 18h30 às 20h30. A Turma 1 - terá a formação nos dias 21 e 23/10 (Quarta e Sexta); a Turma 2 - nos dias 27 e 29/10 (Terça e Quinta); e a Turma 3 - nos dias 03 e 05/11 (Terça e Quinta). A formação dos alunos contará com duas turmas, no horário das 14h às 16h. A turma 1 - nas segundas e quartas de 09 a 30/11 e a turma 2 - nas terças e quintas, de 17/11 a 03/12.
O edital está aberto para escolas públicas e privadas. As inscrições de professores devem ser realizadas por meio formulário: https://forms.gle/NbdxrVE1q7E6G2iR9. Já os alunos devem fazer as inscrições no seguinte endereço: https://forms.gle/231pcQhwBtsLy3ydA
Formação de educadores
O primeiro encontro terá 2h de formação, abordará "Contextualização - Por que esse grupo está unido?", com os seguintes objetivos: Encantar-se com Tribos; formar vínculo entre o grupo; desenvolver consciência sobre o papel de mentor. Temáticas: Dinâmicas de Colaboração Online; Autoconhecimento; Habilidades Socioemocionais; Comunicação Não-Violenta; Inovação Social. O segundo encontro, também com 2h, trabalhará a "Cocriação - O que podemos fazer juntos?", com os seguintes objetivos: Alimentar plataforma de troca; firmar rede de apoio; preparar para a formação dos alunos, celebrar o processo. Temáticas: Facilitação Online; Olhar Ecossistêmico; Redes; Métodos Ágeis; Gestão de Projetos; Design Thinking.
Formação de alunos
Consistirá em cinco encontro virtuais. O primeiro de 2h, com o tema "Contextualização - O que vou viver?"; o segundo (2h), abordará "Exploração - O que de legal existe por aí?"; o terceiro encontro (2h), falará sobre "Exploração- O que é empreendedorismo?"; o quarto encontro (2h), trará "Ideação - Botando a mão na massa!" e o quinto encontro (2h), será o encerramento, "Me tornei Tribeiro". Após a formação e junto com seus mentores, amparados de novos aprendizados, os estudantes podem continuar gerando transformações sociais, compartilhando-as com a comunidade incrível da qual fazem parte.
Deixe seu comentário