URUGUAIANA JN PREVISÃO

Parceiros Voluntários

Abertas as inscrições para o programa 'Tribos Digital'

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Em razão da pandemia do novo coronavírus, a tecnologia social "Tribos - Nas Trilhas da Cidadania" precisou ser repensada dentro do contexto conturbado que estamos vivendo. Neste mês de outubro retorna em novo formato, com "Tribos Digital", com as formações de professores e estudantes desenhadas para ser um momento muito enriquecedor, leve e descontraído em suas rotinas, graças à parceria firmada entre a ONG Parceiros Voluntários e o Sebrae.

A formação, gratuita, é direcionada a professores que estejam dispostos a participar do projeto com alunos do 8º e 9º ano e do Ensino Médio e queiram abraçar a proposta de ação (protagonismo juvenil para transformação social em escolas e comunidades) na versão digital, para todo o Rio Grande do Sul. Alunos e educadores receberão certificação chancelada pela Unesco.

Neste novo modelo, a formação de educadores acontecerá com três turmas diferentes, oferecendo um calendário mais flexível para os professores tão sobrecarregados nesta pandemia, no horário das 18h30 às 20h30. A Turma 1 - terá a formação nos dias 21 e 23/10 (Quarta e Sexta); a Turma 2 - nos dias 27 e 29/10 (Terça e Quinta); e a Turma 3 - nos dias 03 e 05/11 (Terça e Quinta). A formação dos alunos contará com duas turmas, no horário das 14h às 16h. A turma 1 - nas segundas e quartas de 09 a 30/11 e a turma 2 - nas terças e quintas, de 17/11 a 03/12.

O edital está aberto para escolas públicas e privadas. As inscrições de professores devem ser realizadas por meio formulário: https://forms.gle/NbdxrVE1q7E6G2iR9. Já os alunos devem fazer as inscrições no seguinte endereço: https://forms.gle/231pcQhwBtsLy3ydA

Formação de educadores

O primeiro encontro terá 2h de formação, abordará "Contextualização - Por que esse grupo está unido?", com os seguintes objetivos: Encantar-se com Tribos; formar vínculo entre o grupo; desenvolver consciência sobre o papel de mentor. Temáticas: Dinâmicas de Colaboração Online; Autoconhecimento; Habilidades Socioemocionais; Comunicação Não-Violenta; Inovação Social. O segundo encontro, também com 2h, trabalhará a "Cocriação - O que podemos fazer juntos?", com os seguintes objetivos: Alimentar plataforma de troca; firmar rede de apoio; preparar para a formação dos alunos, celebrar o processo. Temáticas: Facilitação Online; Olhar Ecossistêmico; Redes; Métodos Ágeis; Gestão de Projetos; Design Thinking.

Formação de alunos

Consistirá em cinco encontro virtuais. O primeiro de 2h, com o tema "Contextualização - O que vou viver?"; o segundo (2h), abordará "Exploração - O que de legal existe por aí?"; o terceiro encontro (2h), falará sobre "Exploração- O que é empreendedorismo?"; o quarto encontro (2h), trará "Ideação - Botando a mão na massa!" e o quinto encontro (2h), será o encerramento, "Me tornei Tribeiro". Após a formação e junto com seus mentores, amparados de novos aprendizados, os estudantes podem continuar gerando transformações sociais, compartilhando-as com a comunidade incrível da qual fazem parte.


Seduc abre seleção para formação sobre retorno presencial Anterior

Seduc abre seleção para formação sobre retorno presencial

Universidade de Stanford oferece 33 cursos gratuitos para fazer online Próximo

Universidade de Stanford oferece 33 cursos gratuitos para fazer online

Deixe seu comentário