Rede Municipal
Escola Moacyr Martins Ramos comemora dez anos de solidariedade

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A EMEF Moacyr Ramos Martins localizada na União das Vilas e que tem como diretores Gladis Paiva e Marcelo Barreto, realizou nessa quinta-feira, 16/7, mais uma Campanha do Agasalho promovida pelos professores da escola. A ideia nasceu dez anos atrás em uma gincana organizada pelas professoras da então quarta série da época, na qual eu fazia parte. Uma das provas organizadas foi arrecadação de agasalhos que pudessem ser doados para os próprios alunos da instituição, pois era nítida a carência financeira de algumas famílias. Posso confessar que quando sugeri alguns colegas não acreditaram muito no projeto alegando a dificuldade de quem tem pouco em doar. Porém, sempre aprendi que se tenho algo que não me serve devo passar para quem precisa, e o objetivo maior dessa prova era plantar a semente da solidariedade no coração das crianças.
O projeto deu certo, e nos anos seguintes foi coordenado por mim e pelas professoras Dariela Steindorff, Carolina Chervinski e Eliana Pedroso. Hoje ela já faz parte da cultura da escola e muitos alunos procuram os professores perguntando quando vai acontecer, o que mobiliza todos que fazem parte do Moacyr. O diferencial é que todo agasalho ou calçado doado depois de separado, só será entregue para aqueles alunos que realmente precisam. Muitos recebem as roupas em dias frios e se agasalham na aula mesmo porque não têm uma jaqueta quentinha ou um par de meias para ir estudar.
Com a pandemia e o fechamento das escolas surgiu a preocupação por não ter esse ano, mas em uma de nossas reuniões on-line surgiu a necessidade de realizá-la como relata a Coordenadora Pedagógica Amanda Zanella: "As educadoras dos anos iniciais da escola sentiram a necessidade da realização da Campanha do Agasalho, visto que em épocas de isolamento não conseguimos acompanhar diariamente as necessidades de nossos alunos e famílias. A escola busca tornar-se presente na vida deles para que juntos possamos diminuir ainda mais a lacuna que a pandemia vem gerando em relação ao processo de ensino aprendizagem. Somos uma equipe unida, nossos educadores sabem da realidade de nossa comunidade e vamos sempre que possível buscar possíveis soluções para os problemas enfrentados".
A escola também conseguiu a colaboração da igreja Cristo Vive que tem como responsável a pastora Cátia Molina. Ela relatou como foi convidada e de que forma a igreja contribuiu nessa atividade: "Recebi o convite através da professora Amanda, como em outras oportunidades já havia feito palestra na escola. Fiquei feliz de receber o convite, pois é um trabalho no qual nos dedicamos. E a igreja vai auxiliar com 200 porções de sopa com pão". Na oportunidade ainda foram distribuídas algumas cestas básicas com alimentos arrecadados pelos professores e cobertores. Ao todo, foram beneficiados aproximadamente 200 alunos com a ação.
Para concluir, gostaria de agradecer a todos que nesses 10 anos colaboraram de alguma forma para que nossos alunos ficassem mais quentinhos no inverno. Aos colegas, pais e alunos que já tem como costume separar roupas para ajudar aqueles que precisam. Agradeço a Deus pela semente plantada que hoje frutificou, trazendo para a comunidade do Moacyr que sempre se faz muito participativa nos eventos feitos pela escola, um pouco de conforto em dias tão frios.
Deixe seu comentário