URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governador trata de parceria para implementar diretrizes da BNCC

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceu diretrizes a serem seguidas pelos responsáveis pela Educação no Brasil. Os governos estaduais terão o prazo de um ano para planejar o que vão colocar em prática a partir da BNCC. Dessa maneira, o governador Eduardo Leite recebeu, na manhã da última quinta-feira, 24/1, a assessora de Educação do Itaú BBA, Ana Inoue, e o secretário da Educação, Faisal Karam.

A reunião tratou de estabelecer uma parceria entre o governo do Rio Grande do Sul e o Itaú BBA no sentido de prestar apoio técnico à implantação dessas diretrizes no Ensino Médio estadual. O foco, explica Ana, é apoiar o Estado nas mudanças, dando prioridade para o Ensino Técnico dentro do Ensino Médio. "Essa etapa escolar é responsabilidade exclusiva do Estado. A ideia é que o aluno que não cursará o Ensino Superior saia do colégio com alguma perspectiva", explicou a assessora de Educação.

De acordo com dados do Plano Nacional de Educação e do Todos Pela Educação, somente 17% dos egressos do Ensino Médio seguirão os estudos no Ensino Superior. Os outros 83%, atualmente, ingressam no mercado de trabalho, geralmente exercendo atividades de baixa remuneração. A meta do Plano Nacional de Educação é que pelo menos 33% dos estudantes sigam para o Ensino Superior.

Ana e o secretário Karam devem alinhar um planejamento a fim de estabelecer áreas prioritárias para essas mudanças do Ensino Médio, com ênfase na articulação do Ensino Técnico, valorizando as necessidades e o enfoque econômico de cada região do estado. "O ensino profissionalizante também deve despertar a capacidade de raciocínio lógico. Áreas como tecnologia e agro são relevantes para o Rio Grande do Sul. Uni-las também é uma ideia interessante", comentou Leite.

O Itaú BBA entra com assessoria e apoio técnico. Não será repassado nenhum valor em dinheiro para desenvolver a parceria. O papel do banco é o de auxílio a grandes projetos.

Devido à instabilidade no site, inscrições para o Sisu são prorrogadas Anterior

Devido à instabilidade no site, inscrições para o Sisu são prorrogadas

Segundo período de matrículas começa semana que vem Próximo

Segundo período de matrículas começa semana que vem

Deixe seu comentário