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Pandemia

IFFar inicia curso de formação para atividades acadêmicas remotas

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Aconteceu na última segunda-feira, 20/7, a abertura do "IFFar Formação: conectando saberes e práticas", um programa de formação pedagógica voltado a servidores e estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O programa contou com mais de 700 inscritos no primeiro dia de formação.

Na abertura e sensibilização sobre o Programa de Formação e o Ensino Remoto, a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, abordou o tema "Ensino Remoto no Instituto Federal Farroupilha". Carla ressaltou a importância do programa como uma forma de instrumentalizar a comunidade acadêmica para que possa dar conta dos desafios impostos por esse período de pandemia.

O pró-reitor de Ensino, Édison Gonzague Brito da Silva, e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer, apresentaram diretrizes e orientações para o Ensino Remoto.

O diretor de Ensino do Campus Frederico Westphalen, Bruno Boniati, contemplou o tema "AVEA: desafios e possibilidades". A atividade foi transmitida pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube.

Atividades remotas

Durante a abertura do curso, a reitora do IFFar, professora Carla Jardim, falou sobre a possibilidade de retomada do calendário acadêmico por meio de atividades remotas.

As atividades presenciais do IFFar foram suspensas no mês de março em virtude da pandemia de covid-19. Em abril, diante da impossibilidade de retorno de atividades presenciais, as atividades acadêmicas começaram a ocorrer de forma remota.

Até então, a legislação permitia que apenas 40% das atividades acadêmicas dos cursos fossem realizadas de forma não presencial. Os cursos do IFFar atingiram esse percentual em maio, quando o calendário acadêmico precisou ser suspenso.

Uma portaria publicada pelo MEC, em junho, alterou o regulamento e passou a permitir, em caráter emergencial, a substituição de disciplinas presenciais por atividades letivas que utilizem tecnologias digitais até 31 de dezembro de 2020. Na prática, o calendário acadêmico das instituições de ensino pode ser retomado através de atividades não presenciais.

A professora Carla Jardim disse que, diante do avanço "avassalador" da covid-19, inclusive em cidades do interior do Rio Grande do Sul, onde o IFFar atua, e da possibilidade trazida pela portaria do MEC, as discussões a respeito do retorno das atividades remotas foram retomadas.

"Neste cenário, o ensino remoto se apresenta como a única estratégia para darmos continuidade aos espaços formativos com os estudantes e garantirmos que a comunidade acadêmica se mantenha preservando sua saúde", disse a reitora do IFFar.

Carla Jardim também afirmou que o IFFar Formação se dá porque servidores e alunos da instituição não foram preparados para viver um momento como esse. Ela explicou que a formação se dá a partir da reunião de um conjunto de experiências que já foram praticadas nos campi.

O possível retorno das atividades remotas se dá através de discussões dentro dos colegiados de curso e precisa ser definido pelo Conselho Superior do IFFar (Consup). A proposta de retomada do calendário acadêmico remoto a partir de três de agosto é pauta da próxima reunião do Conselho, que ocorre nesta sexta-feira, 24/7, às 9h.

Programa "IFFar Formação: conectando saberes e práticas"

O objetivo do programa é promover a formação de servidores e estudantes, tendo em vista a necessidade de aprofundamento conceitual, tecnológico e didático-pedagógico para a implementação do Ensino Remoto na instituição.

O I Itinerário Formativo, voltado para servidores do IFFar, ocorre de 21 a 31 de julho, das 15h às 16h30, por meio de lives transmitidas pelo YouTube.


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