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Pandemia

IFFar retoma atendimento psicológico à distância

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O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) retomou o atendimento psicológico a distância a estudantes da instituição. O serviço estava temporariamente suspenso desde julho para reformulação da sistemática dos atendimentos. Alunos do campus Uruguaiana poderão receber atendimento mediante solicitação.

Nas unidades de Uruguaiana, Frederico Westphalen, Jaguari, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santo Augusto não há um profissional da psicologia, por isso, o atendimento deverá ser solicitado através formulário disponível no site do Instituto. Nessas unidades, os encaminhamentos só poderão ser feitos por servidores, com isso, os estudantes precisarão solicitar a um servidor técnico-administrativo em educação ou docente para que preencha o formulário. Em seguida, os alunos terão os nomes colocados na planilha e os servidores que fizeram o encaminhamento receberão informações sobre a evolução do atendimento.

Já nas unidades onde há um profissional da psicologia, em Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, São Borja e São Vicente do Sul, o atendimento será encaminhado via e-mail, conforme já era realizado antes das atividades remotas. O encaminhamento pode ser feito tanto por estudantes quanto por servidores.

O novo formato contará com um processo de triagem, todas as solicitações via formulário, antes de serem enviadas aos psicólogos, passarão por um profissional da psicologia a fim de verificar se será dada continuidade à solicitação ou se pode ser resolvida por outro setor da instituição. Os psicólogos do IFFar realizarão atendimentos de escuta pontual, buscando estratégias e alternativas de enfrentamento ao que está causando sofrimento. O Instituto disponibiliza atendimento psicológico a distância desde abril de 2020.

A iniciativa foi planejada pelo Comitê de Saúde Mental e Qualidade de Vida do IFFar durante a pandemia de covid-19. O objetivo dos atendimentos virtuais é manter a atividade que anteriormente era realizada de forma presencial. Com isso, é possível atender implicações emocionais causadas pelo isolamento social e pelas mudanças na rotina durante a suspensão das atividades presenciais.


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