URUGUAIANA JN PREVISÃO

Xadrez

Irmãs uruguaianenses se classificam para a final estadual do Jergs

Arquivo pessoal imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Anita e Ismalia

Se no xadrez mundial, as irmãs Susan, Judit e Sofia Polgar roubam a cena movimentando peças, em Uruguaiana, duas meninas também estão escrevendo seu nome na história do esporte local. As jovens Ismalia, 14 anos, e Anita, 12 anos, estão classificadas para a final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), orgulhando a família Garcia Teixeira. 

As manas, que representam a Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto (10ª CRE), são da categoria Infantil Feminina e no dia seis de dezembro disputam a final do Jergs. Ismalia se classificou em 3º lugar no geral e Anita em 4º também no geral. As partidas acontecem pelo site lichess.org e podem ser visualizadas por todo mundo.

De acordo com o professor das estudantes, Alex Carvalho, elas vieram de uma escola do interior. A irmã mais nova, Anita, joga há quatro anos e Ismalia há seis. O professor viu potencial nas meninas e decidiu inscrevê-las na competição. Devido a pandemia, este é o único esporte disputado no Jergs em 2020. A iniciativa, que visa estimular a prática esportiva em todas as escolas públicas do Estado (municipais, estaduais e federais), buscando a mobilização da comunidade escolar em prol do esporte educacional.

Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), diante de um ano atípico, com restrições sociais em virtude da pandemia, a escolha pelo xadrez online tem o intuito de contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração e qualificação dos elementos de aprendizagem dos estudantes.

Na Escola Dom Hermeto, o incentivo ao esporte vai além das modalidades tradicionais como o futebol. Nos últimos tempos, a direção tem apostado em oferecer diferentes opções esportivas aos alunos. De acordo com a diretora Vera Berny, a escola adquiriu ainda no ano passado diversos tabuleiros. Tudo começou com o aluno Yang Rodrigues, descoberto pelos professores Glademir Almeida e Richard Schluter. Yang conquistou o terceiro lugar na final estadual dos Jogos em 2019 e abriu portas para outros alunos do educandário. "Inclusive o Yang ministrou oficinas de iniciação ao xadrez na escola", explica a diretora.

No ano passado chegaram a ser realizados torneios internos de xadrez e a ideia era ampliar o acesso a modalidade. No entanto, com a pandemia, os planos foram adiados, mas não cancelados. O objetivo é fazer em breve um torneio grande, possibilitando mais acesso dos alunos a modalidade.


Curso de Farmácia entrega de álcool glicerinado 80% para entidades Anterior

Curso de Farmácia entrega de álcool glicerinado 80% para entidades

Governo lança acervo literário digital para alunos e professores Próximo

Governo lança acervo literário digital para alunos e professores

Deixe seu comentário