Docentes
Mec lança curso de formação para professores do ensino médio

Ilustração/Pexels. - A Iniciativa propõe currículo inovador, com foco em práticas interdisciplinares, cultura digital e temas contemporâneos.
O Ministério da Educação (Mec) e a Secretaria de Educação Básica (Seb), anunciaram na quinta-feira, 21/8, o lançamento do curso ‘Mais Ensino Médio’, voltado à capacitação de professores dessa etapa de ensino.
A formação, com carga horária de 180 horas, está disponível na plataforma ‘AVAMEC’ e busca fortalecer o trabalho docente a partir de uma proposta interdisciplinar, crítica e alinhada às demandas atuais da educação.
De acordo com a coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica, Lucianna Magri, a medida representa um investimento direto na qualidade do ensino. “Ao investir na formação docente, estamos investindo na educação como um todo.” explica.
Estrutura do curso
O programa adota um modelo curricular em espiral, que evita repetições de conteúdos já conhecidos pelos professores e aposta em aprofundamentos progressivos, com metodologias de intervenção, estudos de caso e análise crítica. O percurso formativo aborda desde a trajetória histórica do currículo até a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), passando por temas como didática, avaliação e competências.
Um dos módulos tem foco na cultura digital, incentivando os docentes a compreender os impactos da tecnologia no cotidiano escolar e na sociedade. A proposta está conectada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), que prevê infraestrutura, formação e uso pedagógico das ferramentas digitais.
Além das práticas interdisciplinares, o curso traz discussões sobre ancestralidade, territorialidade, crise climática e até o impacto das apostas esportivas na economia e no comportamento social. A ideia é aproximar o currículo das vivências dos estudantes e valorizar a justiça curricular.
Novas formações
O Mec também confirmou que, em 15 de outubro, serão lançados quatro novos cursos complementares, cada um voltado a uma área de conhecimento. O Mais Ciências Humanas e Sociais discutirá identidade, lugar e perspectivas decoloniais, o Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias integrará conteúdos de Biologia, Física e Química, relacionando-os com questões atuais da sociedade.
O Mais Matemática e suas Tecnologias abordará metodologias de ensino da disciplina, buscando maior aprofundamento e o Mais Linguagens e suas Tecnologias tratará da organização dos itinerários formativos e de sua aplicação no currículo.
O Mais Ensino Médio pode ser concluído em até 45 dias, e os participantes poderão obter certificado de especialização pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI), mediante aproveitamento dos estudos.
Deixe seu comentário