URUGUAIANA JN PREVISÃO

Preparatório

Pré-Enem Seduc RS apresenta professores

Seduc imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Professor Rui Alves, de Química, busca desmistificar a disciplina trazendo exemplos práticos do cotidiano para os estudantes

As aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Pré-Enem Seduc RS), que têm transmissão diária pela TVE-RS, de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h, e ocorrem até o dia 31 de outubro, são apresentadas por 13 professores da Rede Estadual de Ensino com a tradução simultânea de quatro intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

São exibidas 20 horas/aula semanais, totalizando 464 horas de preparação para todos os componentes curriculares. Os alunos ainda têm acesso às aulas pelo Youtube, por meio do canal TV Seduc RS, e com os links que estão disponíveis no Portal da Educação e no site da Seduc.

Na última segunda-feira, 25/5, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) começou a apresentar os professores responsáveis pelas aulas do Pré-Enem Seduc RS. Você irá conhecer os seguintes educadores: de Química, Rui Alves; de Biologia, Suzana Seibert; de História, Andressa Domanski; e de Geografia, Douglas Machado.

Desmistificando a Química

Rui Alves é doutor em Química e professor da Escola Alfredo Ferreira Rodrigues, do município de Rio Grande, na 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ele tem 37 anos, é natural de Porto Alegre, e revela que desde jovem se destacava nas Ciências Exatas. Para ele, ser educador é uma possibilidade de fazer com as pessoas enxerguem a Química de forma mais fácil. "Meu objetivo é mostrar que este componente curricular não é tão difícil quanto parece. Está no cotidiano das pessoas, de muitas formas. Eu quero desmistificar isso e acredito que o Pré-Enem Seduc RS é uma excelente oportunidade de levar o conhecimento para o maior número possível de pessoas, principalmente para aquelas que não têm condições de fazer um cursinho", afirma.

Educação que vem de berço

Suzana Seibert é professora de Biologia da Escola Josefina Jacques Noronha, mestra em Ecologia, tem 32 anos e é natural do município de São Sebastião do Caí, região da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Com muito amor pela natureza e paixão por ensinar, ela conta que desde pequena sonhava lecionar. Sua mãe e suas tias eram professoras e as primeiras brincadeiras foram com os cadernos de chamada da escola. "Sempre sonhei em ser uma educadora. Cresci no meio dos livros e dos planejamentos curriculares da família. Eu também sempre amei o meio ambiente e a natureza, mas como vamos cuidar daquilo que não conhecemos? Este é o meu papel como professora, mostrar para os alunos a importância de preservar o meio ambiente e passar adiante este pensamento. É o que me move", explica.

Educação multimídia em História

A professora de História da Escola Tiradentes da Brigada Militar, do município de Santo Ângelo, Andressa Domanski, tem 33 anos. Ela, que já é mestra na disciplina, diz que desde a adolescência tem aptidão para as Ciências Humanas.

Agora, como docente, a educadora ressalta que não consegue mais se imaginar em outra profissão. "Eu amo estar em sala de aula e, para mim, é essencial que o aluno visualize o que está aprendendo. Que ele possa estudar através de vídeos, imagens, mapas e consiga enxergar as reais mudanças na sociedade diante de uma perspectiva histórica. Que ele saiba sobre cultura, política e sociedade. É desta forma que eu trabalho e é com essa ideia que eu elaboro as aulas no Pré-Enem Seduc RS", enaltece.

Ser humano e meio ambiente

Douglas Machado é professor de Geografia das escolas Apeles Porto Alegre e Agrônomo Pedro Pereira. Tem 36 anos e é natural da cidade de Cachoeira do Sul. Seu pai é militar e a família mudou-se para a Capital quando ele tinha oito anos.

Apaixonado por mapas e extremamente curioso, o docente sempre se interessou em estudar a relação do ser humano com o meio ambiente. De acordo com ele, a dinâmica das aulas e os múltiplos recursos da disciplina trazem inspiração para ensinar. "A Geografia proporciona diversas plataformas de aprendizado. Desde livros, desenhos e mapas até aplicativos e sites. Para chamar a atenção do aluno é preciso inovar. Neste período de pandemia, a iniciativa do professor se torna ainda mais fundamental", destaca.

Pré-Enem Seduc RS

O curso preparatório, que conta com quatro períodos diários de 60 minutos e contempla 86 horas/aula para cada área do conhecimento, inclui eixos ligados às disciplinas de Física, Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol) e Redação.

A carga horária dos componentes curriculares foi definida de acordo com a ocorrência das disciplinas nas questões do Enem.

O tempo de aulas será dividido em parte introdutória de cada eixo, explanação sobre o assunto, problematização em relação aos acontecimentos atuais e disponibilização de lista de exercícios.


Retorno das aulas da Rede Estadual ocorrerá em cinco etapas Anterior

Retorno das aulas da Rede Estadual ocorrerá em cinco etapas

Professora cria jogo sobre Covid-19 para crianças Próximo

Professora cria jogo sobre Covid-19 para crianças

Deixe seu comentário