10ª CRE
Professores adaptam atividades remotas para alunos com deficiências

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Devido a suspensão das aulas na Rede Estadual de Ensino por conta da pandemia de coronavírus, foram encaminhadas orientações aos professores do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas estaduais dos cinco municípios de abrangência da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As diretrizes são várias, como: atividades devem ser elaboradas de maneira que todos os estudantes possam realizar, dentro de seus conhecimentos, habilidades e especificidades de cada um; para os estudantes com deficiência, o apoio dos familiares e responsáveis serão primordiais durante esse processo; respeitar o ritmo do estudante; entre outras. Conforme a titular da 10ª CRE, professora Sara Duzac Cardoso, as diretrizes favorecem a organização e acompanhamento durante o desenvolvimento do trabalho junto às escolas que têm alunos incluídos, bem como, dá continuidade ao vínculo entre aluno e professor.
Para a articuladora responsável pela pasta das Políticas Públicas para a Educação Especial, professora Lídia Mari Rodrigues, encaminhar atividades para os alunos é um desafio. Os professores responsáveis pelas Salas de Recursos e Itinerância precisam buscar estratégias para as aulas remotas com recursos, instrumentos, para que deem conta da realização do que se propõe. Para isso, deve-se conhecer cada realidade que é particular e única de cada aluno com deficiência, para poder mediar e utilizar estímulos específicos para que os mesmos produzam a partir das suas potencialidades.
Desde o início da pandemia, os educadores especiais estão dando suporte aos professores do ensino comum adaptando às atividades e materiais acessíveis. Para alunos cegos foram disponibilizadas atividades em sistema braile, para alunos com baixa visão foi ampliado o material, para os alunos surdos o material foi adaptado para libras e traduzido por vídeo pelos intérpretes. Com a implementação da plataforma digital nas aulas remotas, serão disponibilizadas atividades elaboradas específicas a esses alunos, com os recursos tecnológicos conforme as potencialidades de cada aluno, respeitando suas singularidades e especificidades. Os alunos que não dominam os recursos tecnológicos ou conforme a complexidade de sua deficiência, se necessário, o material deverá ser impresso.
Conforme a 10ª CRE, os educadores especiais têm demonstrado o comprometimento com o público-alvo da educação especial com o relatório documentado encaminhado à Assessoria de Educação Especial. No documento, os docentes mostram os diversos recursos utilizados como atividades impressas, vídeos, jogos, livros, atendimentos on-line, entrega das atividades e visitas às famílias.
Dicas para realização das atividades
- Para estudantes com Cegueira ou Baixa Visão: além de fazer a leitura habitual, deixe o estudante tocar no livro, descreva o cenário apresentado em cada página (cores, formas, significado de um termo, dentre outros), procure na internet histórias que ele possa ouvir. Se você conseguir abrir este material no computador, amplie usando o zoom;
- Para estudantes com Surdez: utilize imagens para ilustrar a história, Libras, pequenos objetos e sinais, filmes ilustrativos sem fala ou com legenda;
- Para estudantes com Deficiência Intelectual: utilize materiais concretos, imagens, objetos e filmes ilustrativos;
- Para estudante com Autismo: antecipe a atividade a ser realizada (com imagens, objetos concretos e outros), utilize imagens "limpas" que tenham apenas a figura do que se quer tratar;
- Para estudante com Altas Habilidades/Superdotação: não deixe que a quarentena embote o potencial da criança ou jovem com AH/SD, pois uma de suas características é o envolvimento com a área de seu interesse e a atração por atividades desafiadoras. Que tal instigá-lo (a) a ampliar e enriquecer seus conhecimentos? Você pode ajudá-lo (a) fazendo perguntas problematizadoras, para que ele (a) busque as respostas; deixe-o (a) curioso (a), faça até mesmo questionamentos que você não tenha a resposta. Mostre a ele (a) que existem muitas perguntas sem resposta, e sugira sites nacionais e internacionais para que ele (a) possa pesquisar, tais como de universidades, bibliotecas, museus, institutos (de artes, de música, de danças), laboratórios de qualquer área, clubes de esportes etc.
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