URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ufrgs

Projeto cria equipamento para desinfecção de máscaras e jalecos

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Um projeto de uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) desenvolveu uma cabine para desinfecção de equipamentos de proteção individual (EPIs) de profissionais da saúde, com foco em máscaras e jalecos - que estão entre os equipamentos mais utilizados. Um protótipo para descontaminação de jalecos já está em uso no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O diferencial é que a cabine produzida utiliza luz ultravioleta do tipo C (UVC). A luz ultravioleta tem a vantagem de deteriorar menos os EPIs, se comparada a outros meios de desinfecção. Com esse método, a vida útil dos equipamentos aumenta, e garante-se a mesma segurança na sua reutilização individual. Isso é extremamente importante neste período de enfrentamento da pandemia de covid-19, que demanda grandes quantidades de jalecos e máscaras para a proteção de todos, especialmente dos profissionais da saúde.

O projeto teve início no ano passado e já foi pauta do UFRGS Ciência. Para saber mais sobre esta pesquisa, ouça o podcast Jornal da UFRGS que traz uma entrevista com o professor da Escola de Engenharia Altair Sória Pereira, coordenador do estudo. O pesquisador conta que o projeto está sempre aberto a parcerias, e os interessados podem contatá-lo pelo e-mail altair@if.ufrgs.br.

O programa do Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade tem produção de Mariana Sirena e apresentação e edição de Mariane Quadros.


UFRGS prorroga suspensão de aulas Anterior

UFRGS prorroga suspensão de aulas

Abertas as inscrições para participar do Conselho de Usuários de Serviços Públicos Próximo

Abertas as inscrições para participar do Conselho de Usuários de Serviços Públicos

Deixe seu comentário