Internacional
Projeto da Cipave+ da 10ª CRE participa de congresso

Divulgação/10ª CRE imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Na última quinta-feira, 27/8, o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+) da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participou do XVI Congreso Mundial de Mediación, que ocorre de forma virtual neste ano devido a pandemia, e acontece em Hermosillo, no México. A coordenadora regional de Educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso e a assessora da Cipave+ na 10ª CRE, Liziane Galvão Pouey de Oliveira, apresentaram o projeto "Cursos de Prevenção e Gestão de Conflitos", implementado em parceria com o Ministério Público de Uruguaiana, por meio do promotor Diego Correa de Barros, desde 2018, e em Alegrete com a promotora Luiza Trindade Lozekann, em 2019.
O projeto foi apresentado na categoria de Projetos Exitosos em Âmbito Global. Entre os trabalhos que integraram o mesmo ambiente virtual de apresentação estavam programas de Genova/Itália - Mediación Comunitária e Penitenciária entre Pares (Soraya Scano); de Sonora/ México - La mediación entre pares em el centro penitenciário e su proyección (Javier Vidargas) e de Montevideo/Uruguai - Métodos Colaborativos de Prevención, Gestión y Resolución de Conflitos para Sector Salud (Alícia Gallardo).
"Uma experiência ímpar! Percebemos a importância de um projeto ser institucional pelas palavras do Secretário Estadual de Educação, Faisal Karam e da delegada Sonia Dall'Igne, coordenadora Cipave+ na Seduc. Ambos ressaltaram o valor das ações preventivas frente aos conflitos e a violência, bem como a promoção da Cultura da Paz", ressaltou a coordenadora Sara Elizeth Duzac Cardoso.
Capacitação
No decorrer das cinco edições do Curso de Prevenção e Gestão de Conflitos, em dez turmas, a Cipave+ capacitou aproximadamente 400 mediadores, entre adultos e estudantes da rede Estadual de Ensino das cidades dos dois municípios. "No início, trabalhávamos com educadores das redes públicas, em seguida realizamos um sonho da coordenadora Sara, idealizando um curso de prevenção de conflitos exclusivo para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e EJA das escolas estaduais", conta a assessora da Cipave+ na 10ª CRE, Liziane Galvão Pouey de Oliveira. "Hoje já capacitamos pessoas das mais variadas áreas de atuação: gestores escolares, advogados, psicólogos, jornalistas, assistentes sociais, árbitros esportivos, instrutores dos CFCs, secretários de educação e ação social, trânsito, meio ambiente, radialistas, professores universitários, guardas municipais, servidores públicos municipais e estaduais, representantes de projetos sociais", acrescenta.
O projeto conta com a participação de instituições públicas e privadas, como escolas particulares, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Caps-I, Caps-AD, Fase, Brigada Militar, OAB e Sest/Senat.
Foram vivenciadas, em aulas teóricas e práticas, a Comunicação Não Violenta, os Círculos de Construção de Paz, os princípios da Justiça Restaurativa, as Ferramentas da Mediação e a Arte terapia. Desta forma as Práticas Restaurativas passaram a integrar os mais variados ambientes de convivência. Ao final dos cursos foram realizados os Seminários de Práticas Restaurativas, ocasião em que os mediadores apresentavam a seus convidados, amigos e familiares, suas aprendizagens, realizando os Círculos de Construção da Paz. "Desta forma, potencializando a abrangência e os excelentes resultados obtidos com o projeto dos Cursos. Temos planos de realizar cursos virtuais de práticas restaurativas e arte terapia", conclui a coordenadora Sara.
Deixe seu comentário