URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unipampa, IFF e UFSC

Projeto Matemática das Epidemias é aliado da informação

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Duas palavras estão entre as mais buscadas de 2020: covid e pandemia. Pensando em unir temas do cotidiano ao universo da matemática, os docentes da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui, Universidade Federal Fluminense - Campus Pádua, e Universidade Federal de Santa Catarina criaram o Projeto Matemática das Epidemias. O objetivo é divulgar conhecimentos básicos da epidemiologia matemática, apresentando modelos matemáticos para cenários como o da covid-19 e as principais ferramentas matemáticas que esses modelos utilizam, priorizando a linguagem simples, intuitiva e, portanto, mais acessível ao grande público.

Conforme Alisson Darós, professor da Unipampa e um dos coordenadores do Projeto, a matemática aparece de maneira discreta nos noticiários, no entanto, ela está presente e é fundamental para os estudos científicos. "Muitas vezes, a forma para divulgar resultados científicos é de difícil compreensão para leigos, o que contribui ainda mais para a desinformação", afirma Darós.

Matemática e covid

No Projeto, por exemplo, é utilizado um modelo matemático chamado SIRM, que é uma representação simplificada dos processos que ocorrem na realidade. "Esse modelo permite esclarecer de um modo simples e correto alguns pontos: o que é crescimento exponencial de transmissão; achatamento da curva de contágio etc", explica o pesquisador. Ainda segundo Darós, a partir da matemática, é possível estimar o percentual da população a ser vacinada para ter o controle efetivo da doença.

Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse as redes sociais: no Instagram @matematicadasepidemias e no Facebook, a Página "Matemática das Epidemias".


Prazo para adesão das instituições ao ProUni vai até 25 de novembro Anterior

Prazo para adesão das instituições ao ProUni vai até 25 de novembro

Em dez anos, 40% dos que iniciaram um curso o concluíram Próximo

Em dez anos, 40% dos que iniciaram um curso o concluíram

Deixe seu comentário