Unipampa, IFF e UFSC
Projeto Matemática das Epidemias é aliado da informação

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Duas palavras estão entre as mais buscadas de 2020: covid e pandemia. Pensando em unir temas do cotidiano ao universo da matemática, os docentes da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui, Universidade Federal Fluminense - Campus Pádua, e Universidade Federal de Santa Catarina criaram o Projeto Matemática das Epidemias. O objetivo é divulgar conhecimentos básicos da epidemiologia matemática, apresentando modelos matemáticos para cenários como o da covid-19 e as principais ferramentas matemáticas que esses modelos utilizam, priorizando a linguagem simples, intuitiva e, portanto, mais acessível ao grande público.
Conforme Alisson Darós, professor da Unipampa e um dos coordenadores do Projeto, a matemática aparece de maneira discreta nos noticiários, no entanto, ela está presente e é fundamental para os estudos científicos. "Muitas vezes, a forma para divulgar resultados científicos é de difícil compreensão para leigos, o que contribui ainda mais para a desinformação", afirma Darós.
Matemática e covid
No Projeto, por exemplo, é utilizado um modelo matemático chamado SIRM, que é uma representação simplificada dos processos que ocorrem na realidade. "Esse modelo permite esclarecer de um modo simples e correto alguns pontos: o que é crescimento exponencial de transmissão; achatamento da curva de contágio etc", explica o pesquisador. Ainda segundo Darós, a partir da matemática, é possível estimar o percentual da população a ser vacinada para ter o controle efetivo da doença.
Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse as redes sociais: no Instagram @matematicadasepidemias e no Facebook, a Página "Matemática das Epidemias".
Deixe seu comentário