Educação
Secretaria de Alfabetização lança o Relatório Nacional

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 14/4, o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe). O documento, originado da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), tem por objetivo sintetizar o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, visando melhorar a qualidade das políticas públicas e as práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil.
O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e contou com a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, e do Secretário-Executivo do MEC, Victor Godoy.
O Ministro Milton Ribeiro afirmou que o Renabe é um trabalho que já se mostrou importante e que o Ministério da Educação precisa dar continuidade a essa política. "Existem evidências que o encaminhamento que temos dado a essa questão crucial do Brasil, ele está nos primeiros passos, sim, mas é um encaminhamento acertado", reforçou.
Milton Ribeiro também agradeceu ao Secretário Carlos Nadalim e à sua equipe, que, nas palavras do Ministro, têm insistido incansavelmente no caminho dos melhores resultados educacionais. Carlos Nadalim, Secretario de Alfabetização, salientou que o Renabe é o principal produto da Conabe, pois consolida e organiza o seu conteúdo científico, e destacou a importância do Relatório para a Sealf: "O Renabe e as pesquisas que o fundamentam constituem uma sólida base técnica para orientar a tomada de decisões no âmbito da Secretaria de Alfabetização".
Victor Godoy, secretário-executivo do MEC, ressaltou que o Renabe é um trabalho que começa na base e que fundamenta, de maneira sólida, o desenvolvimento da educação das crianças no Brasil. "É um trabalho que se inicia em 2019 com a criação da Secretaria e com o lançamento da PNA, e agora é mais uma das entregas para consolidar e implementar, de fato, os objetivos dessa política nacional de educação."
Política Nacional de Alfabetização
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) foi instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, e é conduzida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Alfabetização. A PNA busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
Para isso, o MEC oferece às redes e aos alunos brasileiros, por meio de ações e programas, a valiosa contribuição das ciências cognitivas, especialmente da ciência cognitiva da leitura. Em conjunto, a Sealf trabalha com o propósito de levar o tema da alfabetização para o centro da política pública educacional do país.
Deixe seu comentário