URUGUAIANA JN PREVISÃO

Educação

Secretaria de Alfabetização lança o Relatório Nacional

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 14/4, o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe). O documento, originado da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), tem por objetivo sintetizar o estado da arte das pesquisas sobre alfabetização, visando melhorar a qualidade das políticas públicas e as práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil.

O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e contou com a participação do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, e do Secretário-Executivo do MEC, Victor Godoy.

O Ministro Milton Ribeiro afirmou que o Renabe é um trabalho que já se mostrou importante e que o Ministério da Educação precisa dar continuidade a essa política. "Existem evidências que o encaminhamento que temos dado a essa questão crucial do Brasil, ele está nos primeiros passos, sim, mas é um encaminhamento acertado", reforçou.

Milton Ribeiro também agradeceu ao Secretário Carlos Nadalim e à sua equipe, que, nas palavras do Ministro, têm insistido incansavelmente no caminho dos melhores resultados educacionais. Carlos Nadalim, Secretario de Alfabetização, salientou que o Renabe é o principal produto da Conabe, pois consolida e organiza o seu conteúdo científico, e destacou a importância do Relatório para a Sealf: "O Renabe e as pesquisas que o fundamentam constituem uma sólida base técnica para orientar a tomada de decisões no âmbito da Secretaria de Alfabetização".

Victor Godoy, secretário-executivo do MEC, ressaltou que o Renabe é um trabalho que começa na base e que fundamenta, de maneira sólida, o desenvolvimento da educação das crianças no Brasil. "É um trabalho que se inicia em 2019 com a criação da Secretaria e com o lançamento da PNA, e agora é mais uma das entregas para consolidar e implementar, de fato, os objetivos dessa política nacional de educação."

Política Nacional de Alfabetização

A Política Nacional de Alfabetização (PNA) foi instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, e é conduzida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Alfabetização. A PNA busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.

Para isso, o MEC oferece às redes e aos alunos brasileiros, por meio de ações e programas, a valiosa contribuição das ciências cognitivas, especialmente da ciência cognitiva da leitura. Em conjunto, a Sealf trabalha com o propósito de levar o tema da alfabetização para o centro da política pública educacional do país.


Aprovadas novas resoluções para a educação pública brasileira Anterior

Aprovadas novas resoluções para a educação pública brasileira

MEC lança Painel de Monitoramento da Educação Básica no Contexto da Pandemia Próximo

MEC lança Painel de Monitoramento da Educação Básica no Contexto da Pandemia

Deixe seu comentário