Centro de Equoterapia realiza evento para arrecadar recursos
Estado
Seduc inicia capacitação de professores na área da robótica
Diego da Costa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) iniciou na última segunda-feira, 1º/4, a formação de professores das escolas beneficiadas com kits de robótica no começo do ano letivo, em fevereiro.
Ao todo, 91 instituições de Ensino Fundamental em Tempo Integral e 120 estabelecimentos que atendem alunos com superdotação/altas habilidades integram o projeto. As capacitações foram divididas em cinco polos regionais: Porto Alegre, Pelotas, Uruguaiana Ijuí e Santa Maria. Os primeiros encontros aconteceram na segunda à tarde, na sede da Secretaria, com o grupo da Capital, formado por cerca de 20 professores.
A formação inclui técnicas de montagem dos robôs, o teste dos sensores, apresentação das funcionalidades do kit, aplicação da tecnologia em, pelo menos, cinco áreas do conhecimento, programação do equipamento, entre outras atividades. A proposta é dar continuidade ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica, voltada para tecnologia e que atenda as competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com Magda Motta, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do Departamento de Logística da Seduc, é preciso reunir as diversas áreas do conhecimento para a elaboração de elementos que levem a uma nova forma de educar. "Nossa sociedade está imersa em inovações tecnológicas e, dia a dia, temos novidades surgindo. Estas mudanças também precisam estar presentes no processo educacional", afirma.
A assessora do setor de Tecnologia da Informação (TI), Ana Elisabeth Agostini, responsável pelas formações, explica que, a partir da entrega dos kits às escolas, as direções indicaram professores com capacidade de serem multiplicadores da robótica em suas comunidades. "Os links para a programação dos robôs serão disponibilizados para que os educadores entendam a tecnologia e abracem esta metodologia de ensino", destaca.
10ª CRE
A 10° Coordenadoria Regional de Educação (CRE) recebeu os kits de robótica, que contemplam as escolas de tempo integral e educação especial para desenvolverem projetos.
De acordo com a Coordenadoria, os professores cursistas deverão levar para a formação o kit explorador Uno recebidos e um netbook com os programas Arduíno e Ardublock instalados. Para as escolas que possuem sala de recursos e com alunos com altas habilidades será convocado um professor de sala de recursos. Para as escolas integrais será convocado um professor indicado pela direção.
A previsão é que as formações aconteçam no dia 11/4 para as escolas de tempo integral e em 12/4, para os professores de Sala de Recursos. Todos que participarem da formação receberão login e senha para entrar, explorar e estudar o portal da Escola Maker.
A assessora de Educação Especial da 10ª CRE, Lídia Mari Rodrigues dos Santos, enfatizou que as tecnologias como robótica e programação são novas perspectivas para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica.
A titular da 10ª CRE, Sara Elizeth Duzac Cardoso complementou dizendo que na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as tecnologias são aliadas do ensino e a sua inclusão na escola.
Deixe seu comentário