URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em Brasília

Semed participa de capacitação sobre escolas cívico-militares

Divulgação/Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Secretário Emerson Ortiz (esq.) acompanhado do Coronel Cursino, responsável pelo programa à nível nacional, e as diretoras da escola CAIC, Laura Collazzo e Carla Ramos Duarte

Nesta semana, diretores e coordenadores de escolas de 22 estados e do Distrito Federal, que receberão o modelo cívico-militar proposto pelo Ministério da Educação (MEC), estiveram reunidos em Brasília, para participar da primeira capacitação do programa.

Na capital federal, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) esteve representada pelo titular da pasta, Emerson Ortiz, e pelas diretoras da escola Escola Elvira Ceratti - CAIC, as professoras Laura Collazzo e Carla Ramos Duarte.

Em entrevista a nossa reportagem, ontem pela manhã, 13/12, o secretário Municipal de Educação, Emerson Ortiz, falou que é uma grande conquista Uruguaiana ser contemplada com este modelo. "Nosso município concorreu com cerca de 700 cidades e fomos contemplados com uma escola cívico-militar. A partir de 2020 a Escola Elvira Ceratti - CAIC será incluída dentro desse Programa do Governo Federal. Fizemos uma ampla consulta à comunidade do CAIC e 93% dos participantes aprovaram a indicação. Nossa expectativa é muito positiva", avalia. A ideia da Semed é priorizar os alunos que já estudam no CAIC para o novo modelo, e se possível abrir vagas para demais interessados.

Ainda, de acordo com o secretário, nesta primeira formação foram tratados diversos assuntos referentes a implantação, prazos, critérios e financiamento da escola cívico-militar. Um novo encontro deve ocorrer no início de 2020.

Previsto no plano de governo do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com o ministro Abraham Weintraub, o projeto é um desafio, pois é a "menina dos olhos" do governo federal. "Vou defender o modelo com unhas e dentes, pois confio que os professores brasileiros são muito bons. [...] Vocês são parte desse time que vai desembarcar para mudar a educação brasileira já no ano que vem", comentou.

Os profissionais de educação são parte do grupo de 170 pessoas que participaram da capacitação do programa que contará com 216 escolas até 2023 - somente no próximo ano, serão 54. Eles participaram de palestras e oficinas sobre o projeto político-pedagógico das escolas, as normas de conduta, avaliação e supervisão escolar, além da apresentação das regras de funcionamento das escolas e as atribuições de cada profissional.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares da ativa vão atuar na gestão educacional das instituições. Em 2020, o MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.


Projeto Dants promove saúde e bem-estar nas escolas de Uruguaiana Anterior

Projeto Dants promove saúde e bem-estar nas escolas de Uruguaiana

Confira os nomes dos contemplados e suplentes das vagas do CAM Próximo

Confira os nomes dos contemplados e suplentes das vagas do CAM

Deixe seu comentário