Ranking
UFRGS entre as melhores universidades latino-americanas

Rochele Zandavalli/UFRGS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupa a 13ª posição no The Times Higher Education Latin America University Rankings (THE), que avalia as universidades da América Latina e do Caribe. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 7/7. O levantamento leva em consideração 13 indicadores que contemplam as áreas de pesquisa, ensino, produção acadêmica, transferência de conhecimento e internacionalização. Em 2019, a UFRGS ficou na 11ª posição.
De acordo com a universidade, o indicador de internacionalização vem sendo mantido, apesar dos impactos externos ocorridos nos últimos anos, como o término do programa Ciências sem Fronteiras e a redução de bolsas. Esse indicador pontuou 33,1 em 2019 e 33,2 em 2020. Outro destaque é o crescimento pelo terceiro ano consecutivo do indicador de citações, que avalia a influência da pesquisa através da capacidade de disseminação de novos conhecimentos e ideias das universidades, pois é capaz de apontar pesquisas que foram compartilhadas em todo o mundo acadêmico. As pontuações alcançadas foram: em 2018 = 77,4; em 2019 = 78,6; e em 2020 = 83,4.
A THE analisou 166 universidades de 13 países da América Latina e do Caribe. O Brasil é o país com maior número de universidades participantes no ranking, com 61 instituições, seguido do Chile (30 instituições) e da Colômbia (23 instituições). O ranking é liderado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, pelo segundo ano consecutivo, seguida pelas brasileiras USP e Unicamp.
Deixe seu comentário