URUGUAIANA JN PREVISÃO

20 de novembro

Unipampa homenageia cinquentenário da data

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Dia da Consciência Negra deste ano foi marcado pelo cinquentenário da substituição do 13 de maio pelo 20 de novembro. Sendo assim, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou uma publicação em homenagem ao pesquisador, poeta e escritor Oliveira Silveira, um dos proponentes da alteração, que ocorreu em Porto Alegre, em 1971. Recentemente, o homenageado Oliveira Silveira foi indicado para receber o título de doutor honoris causa na Unipampa.

Conforme explica a publicação realizada pela Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi) da instituição, foi a partir dessa proposta realizada incialmente no Grupo Palmares, que posteriormente migrou para o "GT Palmares do Rio Grande do Sul" no "Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial" (MNUCDR, atual MNU), que 13 de maio se tornou o "Dia de Denúncia contra o Racismo", e 20 de novembro passou a ser reconhecido como o "Dia da Consciência Negra".

"As agendas nacionais de combate ao racismo passaram a integrar tanto Oliveira Silveira quanto o 20/11, data a qual simboliza a imortalidade de Zumbi dos Palmares, as Dandaras (as mulheres guerreiras habitantes da República dos Palmares), os indígenas refugiados, não negros empobrecidos e abolicionistas", afirma o texto.


Abertas as inscrições para vagas remanescentes Anterior

Abertas as inscrições para vagas remanescentes

Inscrições para Ensino Médio Técnico vão até domingo Próximo

Inscrições para Ensino Médio Técnico vão até domingo

Deixe seu comentário