CGU
Unipampa ocupa primeiro lugar no ranking Transparência Ativa

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é uma das instituições que ocupa o primeiro lugar no ranking de Transparência Ativa, do Painel Lei de Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União (CGU). No total, são 21 instituições na primeira posição entre os 306 Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal. A Instituição cumpriu os 49 itens avaliados, entre eles: ações e programas, auditorias, convênios e transferências, dados abertos, licitações e contratos, participação social, receitas e despesas, serviço de informação e servidores.
O Painel Lei de Acesso à Informação (LAI) apresenta informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, transparência ativa entre outros aspectos. Os dados que compõe o Painel LAI são extraídos da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). A ferramenta, desenvolvida pela CGU, possibilita ao usuário pesquisar e examinar indicadores, de modo interativo.
Já o Sistema de Transparência Ativa é um formulário disponível no Fala.BR sobre o cumprimento das obrigações de transparência ativa. Todos os órgãos e entidades cadastrados no sistema devem preencher esse formulário e mantê-lo atualizado.
O ranking ordena os órgãos de acordo com a quantidade de itens do Sistema de Transparência Ativa do Fala.BR cumpridos, em ordem decrescente, isto é, nas primeiras posições estão os órgãos que cumprem mais itens. O Painel LAI mostra o percentual de itens avaliados como "Cumpre", "Cumpre Parcialmente" e "Não Cumpre".
Em dois anos, a Unipampa passou da posição 199 no ranking, com 44 itens não cumpridos, para o grupo que ocupa o primeiro lugar. Na Instituição, as informações estão disponíveis em diferentes sites. As pessoas interessadas podem consultar os Dados Abertos, o Acesso à Informação, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e, também, o site Transparência, que está em elaboração através do trabalho de todas as pró-reitorias e setores administrativos, com o objetivo de dar total transparência às ações e dados da Universidade.
Deixe seu comentário