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Ensino superior

Unipampa participa de projeto do MEC para redução da evasão

Ilustração/Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

No início deste mês, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da apresentação do projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado "P&D: Inteligência artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão no ensino superior", realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com participação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), além da UFG, que é coordenadora, e da Unipampa. A iniciativa foi detalhada aos coordenadores de curso da Unipampa, durante reunião que objetivou repassar informações sobre o projeto e definir as linhas de ação dentro do cronograma previsto.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unipampa, este projeto agrega à instituição devido aos altos índices de evasão da Universidade, sendo uma possível ferramenta para reduzir os efeitos da retenção e da evasão. Conforme o documento que lança a proposta, o objetivo do projeto piloto é transformar dados em informações detalhadas, gerando conhecimento que permita entender o problema e fornecer possibilidades de antecipar os principais desafios da evasão na educação superior. Esse processo será realizado a partir da mineração de dados, da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e do uso da Inteligência Artificial.

Veja os principias objetivos e saiba como funcionará, na prática, o projeto:

- Pesquisa e desenvolvimento de uma solução computacional preditiva que implementa algoritmos de inteligência artificial, que de forma customizada por aluno, possa estabelecer as bases tecnológicas para a realização de intervenção pedagógica;

- Realização de um projeto piloto a nível nacional com diferentes instituições que visa avaliar a efetividade de ações de intervenção pedagógicas (especialmente baseadas em tutoria);

- Desenvolvimento de um assistente virtual inteligente com interface de texto, voz e vídeo que tem por objetivo avaliar a capacidade e efetividade de ações automatizadas e seu equilíbrio com as ações pedagógicas convencionais.

A partir dessas ações, busca-se atingir os seguintes resultados:

- Uma análise da complexidade do desenvolvimento deste tipo de solução de acordo com o grau de maturidade de dados das instituições participantes;

- A definição dos requisitos de dados para diferentes granularidades em razão dos níveis distintos de maturidade de dados;

- Uma avaliação da efetividade de ações que podem ser desenvolvidas considerando as restrições culturais, estruturais, organizacionais e geográficas de cada instituição;

- Um estudo piloto envolvendo uma central virtual de tutoria para ações de suporte aos alunos e prevenção da evasão;

- Um chatbot com interface de texto, voz e vídeo (avatar) para comunicação parcialmente automatizada com estudantes;

- Uma avaliação da conciliação entre ferramentas automáticas implementadas no chatbot com ações manuais, realizadas por humanos;

- A transmissão do conhecimento tácito adquirido no projeto e dos recursos implementados nas ferramentas para as escolas participantes;

- Um roadmap para a escalabilidade do uso das ferramentas a nível nacional.


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