URUGUAIANA JN PREVISÃO

Formação

Unipampa promove 1º Simpósio Sul-americano sobre a Educação da Paz

Reprodução/ Sravasti Abbey imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As dinâmicas serão guiadas pelas monjas Thubten Samten e Thubten Damcho, que fazem parte do Monastério Sravasti Abbey, localizado nos Estados Unidos.

Começa neste sábado, 26/4, e se estende até domingo, 27/4, o 1º Simpósio Sul-americano de Estudantes de Licenciatura e Professores sobre a Educação da Paz e Compaixão, promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento será no campus da Universidade e contará com oficinas e discussões em grupo que introduzem práticas de meditação no dia a dia escolar. 

As dinâmicas serão guiadas pelas monjas Thubten Samten e Thubten Damcho, que fazem parte do Monastério Sravasti Abbey, localizado nos Estados Unidos. Além disso, as atividades também vão contar com a participação do Doutor em Educação e professor do Departamento de Ciências da Natureza da Unipampa, Rui Machado, que também é organizador do Simpósio e do 1º Seminário Internacional de Educação da Paz – Contribuições da Compaixão para formação de professores, que encerrou suas atividades na sexta-feira, 25/4. 

Apesar de promoverem reflexão sobre o mesmo tema, o Seminário possui uma conotação mais teórica, com apresentação de trabalhos, palestras e rodas de conversa. Já o Simpósio busca colocar em prática o que foi trabalhado no Seminário. Segundo Rui, as atividades propostas no final de semana visa “conhecer como é que elas (as monjas) realizam as práticas contemplativas, né, os exercícios físicos contemplativos, e com o objetivo de que isso possa ser levado para a vida prática”. 

Organização 

O evento foi idealizado com foco em professores e professoras da educação básica, com o objetivo de capacitá-los para que possam levar técnicas físico-contemplativas e meditativas às salas de aula de forma laica, prática e embasada na Neurociência Contemplativa.  

A proposta do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) coordenado por Rui é integrar essas práticas à vida de docentes e estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades como paz, contemplação, amor e solidariedade.  

A iniciativa contou com o apoio do do Monastério Sravasti Abbey, das Secretarias Municipais de Educação de Uruguaiana e da Barra do Quaraí, e foi viabilizada por meio de recursos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), permitindo que as atividades fossem oferecidas de forma gratuita. A ação visa qualificar melhor os atuais e futuros professores dos cursos de licenciatura, fortalecendo o papel da educação na construção de uma sociedade mais fraterna e pacífica. 

Inscrições abertas para vagas remanescentes no Fies Anterior

Inscrições abertas para vagas remanescentes no Fies

Sesc de Uruguaiana promove campanha de troca de livros Próximo

Sesc de Uruguaiana promove campanha de troca de livros

Deixe seu comentário