Formação
Unipampa promove 1º Simpósio Sul-americano sobre a Educação da Paz

Reprodução/ Sravasti Abbey imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As dinâmicas serão guiadas pelas monjas Thubten Samten e Thubten Damcho, que fazem parte do Monastério Sravasti Abbey, localizado nos Estados Unidos.
Começa neste sábado, 26/4, e se estende até domingo, 27/4, o 1º Simpósio Sul-americano de Estudantes de Licenciatura e Professores sobre a Educação da Paz e Compaixão, promovido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento será no campus da Universidade e contará com oficinas e discussões em grupo que introduzem práticas de meditação no dia a dia escolar.
As dinâmicas serão guiadas pelas monjas Thubten Samten e Thubten Damcho, que fazem parte do Monastério Sravasti Abbey, localizado nos Estados Unidos. Além disso, as atividades também vão contar com a participação do Doutor em Educação e professor do Departamento de Ciências da Natureza da Unipampa, Rui Machado, que também é organizador do Simpósio e do 1º Seminário Internacional de Educação da Paz – Contribuições da Compaixão para formação de professores, que encerrou suas atividades na sexta-feira, 25/4.
Apesar de promoverem reflexão sobre o mesmo tema, o Seminário possui uma conotação mais teórica, com apresentação de trabalhos, palestras e rodas de conversa. Já o Simpósio busca colocar em prática o que foi trabalhado no Seminário. Segundo Rui, as atividades propostas no final de semana visa “conhecer como é que elas (as monjas) realizam as práticas contemplativas, né, os exercícios físicos contemplativos, e com o objetivo de que isso possa ser levado para a vida prática”.
Organização
O evento foi idealizado com foco em professores e professoras da educação básica, com o objetivo de capacitá-los para que possam levar técnicas físico-contemplativas e meditativas às salas de aula de forma laica, prática e embasada na Neurociência Contemplativa.
A proposta do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) coordenado por Rui é integrar essas práticas à vida de docentes e estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades como paz, contemplação, amor e solidariedade.
A iniciativa contou com o apoio do do Monastério Sravasti Abbey, das Secretarias Municipais de Educação de Uruguaiana e da Barra do Quaraí, e foi viabilizada por meio de recursos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), permitindo que as atividades fossem oferecidas de forma gratuita. A ação visa qualificar melhor os atuais e futuros professores dos cursos de licenciatura, fortalecendo o papel da educação na construção de uma sociedade mais fraterna e pacífica.
Deixe seu comentário