URUGUAIANA JN PREVISÃO

Premiação

Uruguaiana conquista prêmio de Robótica Educacional

O município de Uruguaiana conquistou o primeiro lugar no Prêmio de Robótica Educacional Seymour Papert-Paulo Freire 2023. Neste ano, a categoria de secretarias municipais ou estaduais que desenvolvem projetos de robótica educacional foi conquistada por "Educando para Transformar", da Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana.
O projeto inovador é pioneiro ao combinar robótica e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uruguaiana está liderando o caminho ao introduzir aulas de robótica para alunos da EJA, tornando a educação acessível a todas as idades. A iniciativa de participar do prêmio veio através do coordenador de Robótica do município, Felipe Carvalho.

O Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire consiste no reconhecimento de boas práticas em robótica educacional implementadas por professores de escolas públicas e privadas, bem como, projetos desenvolvidos por Secretarias Estaduais e Municipais de todo o Brasil. Este Prêmio é uma iniciativa da Federation of International Robosports AssociationFIRA/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas-CIEPP, o Centro Universitário ENIAC e a Robo City - Escola de Robótica.

Os critérios de avaliação das boas práticas foram avaliados por comissões de professores da área de robótica educacional, com base nos seguintes critérios: Descrição da boa prática (0-10); Impacto positivo na aprendizagem do estudante, na escola e/ou comunidade; Evidências apresentadas.

Atualmente o município possui a robótica educacional em cinco escolas, nas turmas de anos finais. São elas: Escola Municipal Dom Bosco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Francisco, Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins e Escola Municipal De Ensino Fundamental Do Complexo Escolar Marilia Sanchotene Felice. As instituições realizam trabalhos de robótica dentro das salas de aula, através da construção de robôs, programação, organização e trabalho em equipe.

Em relação ao EJA, Uruguaiana oferece a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas da rede municipal, Escola Rui Barbosa e Escola Moacyr Ramos Martins, totalizando 115 estudantes matriculados. As duas escolas propõem oficinas de Robótica Educacional, sendo Uruguaiana pioneira na oferta, como recurso didático/pedagógico capaz de ampliar e dinamizar as possibilidades de ensino e aprendizagem.

A robótica visa fomentar o desenvolvimento cognitivo, trabalho em equipe e planejamento de projetos e pesquisas relacionado o campo teórico, neste caso, as disciplinas de matemática, física, biologia, geografia, com a prática, o robô, por exemplo, ou seja, a robótica educativa propõe estreitar as lacunas entre a teoria e a prática.

Câmara sedia etapa final do Projeto Leap Hubs BR Anterior

Câmara sedia etapa final do Projeto Leap Hubs BR

MEC lança curso de Formação Pedagógica em História EAD Próximo

MEC lança curso de Formação Pedagógica em História EAD

Deixe seu comentário