URUGUAIANA JN PREVISÃO

Representantes

Conferência discute problemas da saúde pública de Uruguaiana

Divulgação-Unipampa (1) imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O evento contou com a presença de autoridades locais.

Nesta quinta-feira, 27/6, ocorreu a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalhador e Educação na Saúde em Uruguaiana. O evento ocorreu no polo da Universidade Norte do Paraná (Unopar), onde reuniu milhares de estudantes, trabalhadores da saúde, lideranças e representantes do setor. O prefeito Ronnie Mello e autoridades locais participaram do ato de abertura. 

O tema central da conferência “Democracia, Trabalho e Educação para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, com enfoque nos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), do trabalho digno, decente, seguro, harmonizado e democrático. 

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, presidido por Rene Piccoli. A comissão também contou com a secretária de Saúde, Suziele Pivetta, a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Lilian Stumm, entre outros. 

O evento foi aberto ao público e iniciou as atividades às 8h com o credenciamento e passou para as exposições dos eixos da conferência. A primeira apresentação foi ministrada pela Fisioterapeuta do Trabalho, Paula Lamb Quillão. A profissional tem mestrado em saúde pública baseada em evidências e especialização em epidemiologia em saúde do trabalhador. O segundo eixo foi ministrado pelo historiador, antropólogo da saúde e sanitarista, professor e pesquisador José Carlos Silvan. 

Durante a conferência, foram abordados temas importantes da saúde pública municipal e regional, como a criação do Hospital Universitário do Pampa (HUP), que deve ficar localizado no campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O organizador do evento, Rene Piccoli, explanou sobre a importância da criação do HUP não só para o município, mas para o estado. “Vamos colocar uma moção para ir para Brasília. Estamos lutando por isso, não podemos esquecer que não é só localmente, com certeza a criação do HUP desafogará a fronteira oeste e o estado” afirmou. Rene Piccoli explica que o dinheiro para o projeto e recursos de manutenção já estão garantidos. “Os R$ 500 mil do projeto nós já temos, e o instituto que financia os hospitais públicos do estado, já se propôs a entrar com recursos para a manutenção do HUP. O que falta para o hospital andar é força política e que o recurso da construção seja colocado em pauta na União para a materialização do projeto” explicou. 

O evento foi finalizado com apresentações de propostas de três eixos, são eles: Mediação e Relatoria; Residentes em Saúde Coletiva da Unipampa e Residentes em Saúde Mental da Unipampa. Após aprovação das propostas, foram delegadas para a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. 



Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana Anterior

Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana

Festival Internacional de Folclore ocorre de 9 a 17 de agosto Próximo

Festival Internacional de Folclore ocorre de 9 a 17 de agosto

Deixe seu comentário