URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cheias RS

Prefeitos da região participam de Marcha na próxima semana em Brasília

– Daiany Mossi/Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O prefeito Ronnie Mello confirmou participação na mobilização

Prefeitos de todo Rio Grande do Sul participarão de uma grande mobilização em Brasília na próxima semana. Será a Marcha Gaúcha pela Reconstrução. O trabalho está marcado para os dias 2 e 3 de julho. Haverá uma grande concentração na sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Foi elaborada uma pauta com várias reivindicações.  O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP), confirmou participação na Marcha, assim como outros prefeitos da região.  

Assim como o governo do Estado, os municípios estão direcionando os seus esforços e aumentando a pressão sobre o governo federal no pedido de recomposição nas perdas de arrecadação em função das enchentes que devastaram o Estado. 

Segundo o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que vai acompanhar os prefeitos na Marcha, os valores somam mais de 300 milhões e representam cerca de 20% do orçamento das cidades. 

Só o município de Uruguaiana vai deixar de arrecadar R$ 21 milhões de reais, uma queda considerável de repasse de ICMS do Estado à Prefeitura. 

Segundo Arruda, alguns ‘gargalos’ estão dificultando que o dinheiro chegue nos caixas das prefeituras. Por isso, enfatizou que o ideal seria que os recursos fossem direcionados diretamente aos municípios, de forma “livre e fácil, sem plano de trabalho e sem amarras”. Desta forma, evitaria que situações como a do Vale do Taquari em que a enchente “foi em setembro (de 2023), mas as casas só estão ficando prontas agora”. 

A resposta do governo federal de prorrogação, para até 12 de julho, para que os prefeitos cadastrarem as famílias no auxílio reconstrução era o segundo pedido “emergencial” dos prefeitos e foi anunciada na terça-feira.  

 


Estado discute aumento de voos no Estado Anterior

Estado discute aumento de voos no Estado

Confira prazos e principais datas do calendário eleitoral em julho Próximo

Confira prazos e principais datas do calendário eleitoral em julho

Deixe seu comentário