URUGUAIANA JN PREVISÃO

Mês do Orgulho

Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana

Camila Dalla Vecchia-JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – Lins Roballo é Vereadora em São Borja.

Nesta sexta-feira, 28/6, a Prefeitura Municipal de Uruguaiana realizou, com o apoio do Senac Uruguaiana, o 1º Seminário de Práticas Inclusivas e Vivências da população LGBTQIAPN+. A iniciativa teve início às 8h, no auditório do Senac e contou com milhares de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de alunos da instituição. 

A partir das 9h, ocorreu a palestra intitulada “Acolhimento, Vivências e a Política de Assistência Social à população LGBTQIAPN+”, que será ministrada por Lins Roballo, assistente social e vereadora no município de São Borja. A Vereadora conversou sobre inúmeros tópicos com os presentes, contou um pouco da sua história e vivências dentro da comunidade e trouxe como tópico, algumas políticas públicas básicas da área da saúde, educação, assistência social e cultura. "Acredito que são as primeiras pautas que devemos discutir para garantir os direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Estando aqui, nesta sala, com estes profissionais, conscientes do que estamos falando e querendo se tornar aliados, só fortalece a nossa luta" afirmou. 

Em conversa com o CIDADE, a Vereadora afirmou que o convite veio através do secretário de Desenvolvimento Social, Maicon Minho. "A minha vinda para Uruguaiana foi através dele, ele participou ativamente do movimento enquanto estudou em São Borja, então ele sabe de toda a atuação que temos dentro da sociedade no município, pensando nisso, numa perspectiva de discutir a pauta enquanto política pública, ele pensou que seria importante fazer esse convite" afirmou Lins Roballo. Além disso, a Vereadora comentou sobre a importância do reconhecimento dessas pautas pelos profissionais de saúde. "É importante nós falarmos com quem está dentro, fazendo essa roda girar. Se dizemos que o SUS é universal, queremos que ele atenda todas as diferenças. Não queremos roubar lugares, queremos ocupar o que é nosso por direito" afirmou Lins Roballo. 

Em seguida, às 10h30, ocorreu a segunda palestra do evento com o tema “Acolhimento, Vivências e a Política de Saúde à população LGBTQIAPN+”, conduzida pelo professor Rodrigo Lemos. 

O evento foi uma grande oportunidade para discutir e promover práticas inclusivas e políticas de acolhimento voltadas para a população LGBTQIAPN+, refletindo um compromisso com a diversidade e a inclusão social para todos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). 



Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana Anterior

Seminário LGBTQIAPN+ movimenta Uruguaiana

Conferência discute problemas da saúde pública de Uruguaiana Próximo

Conferência discute problemas da saúde pública de Uruguaiana

Deixe seu comentário