Programa
Uruguaiana recebe visita dos monitores das escolas cívico-militares

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, depois de escolher suas 54 sedes pelo país em 2020, agora inicia a fase de reconhecimento e implantação ativa nos educandários selecionados. Na última terça-feira, 14/7, a comitiva liderada pelo subcoordenador do programa no RS, Tenente Miranda, prestou visita à EMEF Elvira Ceratti, uma das cinco escolas eleitas no estado para receberam o projeto pedagógico, acompanhado do prefeito Ronnie Mello e da secretária de Educação, Maria Helena Bairros. Na oportunidade também estiveram presentes os quatro oficiais das Forças Armadas que atuarão como monitores pedagógicos, além do Gestor Educacional, o Capitão Selmar Teixeira.
A escola Elvira Ceratti, dirigida por Laura Collazzo e Carla Duarte, atende alunos do ensino infantil e fundamental, porém o trabalho de pedagogia cívico-militar deverá ser desenvolvido somente com os jovens integrantes do sexto ao nono ano, que totalizam cerca de 200 alunos. A proposta do Governo é utilizar as Forças Armadas em funções administrativas e na gestão das escolas, com o objetivo de melhorar os resultados das avaliações educacionais. "Estamos chegando com uma filosofia que visa o crescimento pedagógico da juventude brasileira. Esperamos que o trabalho aqui desenvolvido não seja nada efêmero e que ele traga resultados significantes para toda esta comunidade", explanou o Tenente Miranda.
Os integrantes depois de fazerem o reconhecimento de todas as instalações do educandário, teceram diversos elogios à conservação do prédio. "Percebe-se que a comunidade aqui é bastante respeitosa com o patrimônio, e faz questão de preservar em boas condições o seu ambiente de estudo", aferiu o oficial Jesus, um dos monitores. "Me parece que precisaremos fazer somente um trabalho de restauração de pintura", completou, referindo-se ao aporte de R$ 1 milhão que cada escola selecionada para o programa receberá do Ministério.
O programa das escolas cívico-militares sugere que para cada mil alunos sejam designados 16 monitores. Na EMEF Elvira Ceratti, ainda devem chegar mais quatro instrutores pedagógicos para compor o efetivo. A escola aguarda a conclusão do processo seletivo realizado pelo Ministério da Defesa.
A implantação efetiva do programa aguarda por orientação dos governos federal e estadual que, diante da pandemia do novo coronavírus, ainda não têm uma estratégia definida de retomada das atividades escolares.
Deixe seu comentário