URUGUAIANA JN PREVISÃO

Programa

Uruguaiana recebe visita dos monitores das escolas cívico-militares

Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, depois de escolher suas 54 sedes pelo país em 2020, agora inicia a fase de reconhecimento e implantação ativa nos educandários selecionados. Na última terça-feira, 14/7, a comitiva liderada pelo subcoordenador do programa no RS, Tenente Miranda, prestou visita à EMEF Elvira Ceratti, uma das cinco escolas eleitas no estado para receberam o projeto pedagógico, acompanhado do prefeito Ronnie Mello e da secretária de Educação, Maria Helena Bairros. Na oportunidade também estiveram presentes os quatro oficiais das Forças Armadas que atuarão como monitores pedagógicos, além do Gestor Educacional, o Capitão Selmar Teixeira.

A escola Elvira Ceratti, dirigida por Laura Collazzo e Carla Duarte, atende alunos do ensino infantil e fundamental, porém o trabalho de pedagogia cívico-militar deverá ser desenvolvido somente com os jovens integrantes do sexto ao nono ano, que totalizam cerca de 200 alunos. A proposta do Governo é utilizar as Forças Armadas em funções administrativas e na gestão das escolas, com o objetivo de melhorar os resultados das avaliações educacionais. "Estamos chegando com uma filosofia que visa o crescimento pedagógico da juventude brasileira. Esperamos que o trabalho aqui desenvolvido não seja nada efêmero e que ele traga resultados significantes para toda esta comunidade", explanou o Tenente Miranda.

Os integrantes depois de fazerem o reconhecimento de todas as instalações do educandário, teceram diversos elogios à conservação do prédio. "Percebe-se que a comunidade aqui é bastante respeitosa com o patrimônio, e faz questão de preservar em boas condições o seu ambiente de estudo", aferiu o oficial Jesus, um dos monitores. "Me parece que precisaremos fazer somente um trabalho de restauração de pintura", completou, referindo-se ao aporte de R$ 1 milhão que cada escola selecionada para o programa receberá do Ministério.

O programa das escolas cívico-militares sugere que para cada mil alunos sejam designados 16 monitores. Na EMEF Elvira Ceratti, ainda devem chegar mais quatro instrutores pedagógicos para compor o efetivo. A escola aguarda a conclusão do processo seletivo realizado pelo Ministério da Defesa.

A implantação efetiva do programa aguarda por orientação dos governos federal e estadual que, diante da pandemia do novo coronavírus, ainda não têm uma estratégia definida de retomada das atividades escolares.


IFFar seleciona bolsistas para Licenciatura em Matemática EaD Anterior

IFFar seleciona bolsistas para Licenciatura em Matemática EaD

Inscritos no Sisu 2020 já podem conferir se foram selecionados Próximo

Inscritos no Sisu 2020 já podem conferir se foram selecionados

Deixe seu comentário